Um total de seis gaiolas, povoadas com 24 mil alevinos, foram oficialmente entregues na manhã da última sexta-feira, no distrito de Bilene, em Gaza, pelo Conselho Executivo Provincial (CEP), através da Direcção Provincial da Agricultura e Pescas, no quadro da diversificação de fontes de geração de renda e reforço da autonomia alimentar e nutricional nas famílias.
De acordo com Dora Adelina Artur, Directora do Gabinete do Governador de Província, que orientou a cerimónia em representação da governadora da província, Margarida Mapandzene, durante os primeiros nove meses, Gaza construiu sete tanques e povoou 16 gaiolas piscícolas.
Ao longo do período em análise, de acordo com a fonte, foram capturadas 19 toneladas de pescado, num plano de 24.732 toneladas.
Adelina destacou os benefícios socioeconómicos da piscicultura, apontando que para além da influência sobre a indústria alimentar, possui grande potencial na atracção turística e criação de postos de trabalho.
“Encorajamos a todos os homens, mulheres e jovens, a capitalizar este potencial e fazer da psicultura uma fonte de geração de renda para o desenvolvimento comunitário”, disse Adelina.
Importa referir que a cerimônia decorreu no quadro das celebrações do dia mundial da pesca, efeméride que esteve adstrita ao lema “Pesca e Aquacultura Sustentável, Base do Aumento da Produção e Produtividade Pesqueira”.

