A Delegação do Fundo de Investimento é Património de Abastecimento de Água (FIPAG) em Manica, assegura que o fornecimento pleno de água à população da cidade de Chimoio e das vilas de Gondola e Manica vai ser efectuado a partir de segunda-feira altura em que estará parcialmente concluída a limpeza dos filtros na Estação de Captação de Chicamba.
De acordo com o director local do FIPAG, Altony Canote, a restrição no abastecimento de água resultou da excessiva acumulação de sedimentos na albufeira de Chicamba, resultante das chuvas intensas e persistentes chuvas que caem na província desde finais do ano passado, que tornaram impossível a manutenção regular dos filtros do sistema de captação.
Por causa disso, a entidade responsável pela captação, tratamento e distribuição de água, reduziu a sua capacidade de produção e distribuição, em cerca de 70 por cento, há cerca de uma semana, o que colocou em causa o normal fornecimento, sobretudo nos bairros localizados em pontos mais altos destas áreas urbana.
Altony Canote confirmou que a albufeira de Chicamba regista um acentuados aumento da quantidade de água, mas sublinha que a mesma apresenta uma elevada turbidez da água, o que obriga a uma constante manutenção dos equipamentos e limpeza dos filtros.
“Estamos a usar meios alternativos de limpeza que nos foram cedidos pelo Conselho Municipal de Chimoio e acreditamos que a partir de segunda-feira estaremos em condições de abastecer aos nossos consumidores plenamente”, disse.

