Desporto

Treinadores escolheram Rúben como melhor de 2013

Já são conhecidos os melhores protagonistas do “Moçambola” 2013 a serem galardoados em cerimónia de gala a ter lugar na segunda quinzena de Fevereiro corrente.

Pequena surpresa é a eleição do avançado do Costa do Sol Rúben como Jogador Mais Valioso, numa época em que despontaram novos figurantes como Diogo, do Ferroviário de Maputo, ou Johane, do Clube do Chibuto, para além do regresso de Josimar aos bons velhos tempos.

Mesmo com o Costa do Sol longe do primeiro lugar, o avançado “canarinho” volta assim a destacar-se, à semelhança do que sucedeu nas duas últimas temporadas.

Numa época que também se notabilizaram Johane e Diogo, do Clube do Chibuto e Ferroviário de Maputo, respectivamente, Rúben obteve dos treinadores do “Moçambola” 29 pontos, em 26 partidas realizadas.

A eleição de Rúben aconteceu num ano em que o “baixinho” esteve significativamente abaixo do seu melhor, facto que acabou influenciando, de resto, o rendimento global do Costa do Sol, que terminou o campeonato na sexta posição, com 39 pontos, a treze do campeão nacional, Liga Desportiva Muçulmana.

Na segunda posição, com 26 pontos em 24 jogos, classificou-se o burundês Jean Nzeyimana (Johane), enquanto Josimar Machaísse, da Liga Muçulmana, ocupou a terceira posição, com 23 pontos em 26 desafios.

Samuel Chirindza árbitro mais regular

Samuel Chirindza, da província de Maputo, foi eleito Árbitro Mais Regular do “Moçambola” 2013, numa combinação de votos depositados pelos delegados da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) e Comissão Nacional de Árbitros de Futebol (CNAF).

Foi uma corrida renhida no domínio da arbitragem, numa época em que os juízes voltaram a ser focados pelas más razões, com reclamações múltiplas dos clubes sobre a sua actuação.

Curiosamente, Samuel Chirindza não foi o mais votado pela CNAF e nem constava da lista dos primeiros classificados, o que demonstra a pluralidade de opiniões relativamente ao trabalho dos árbitros.

Na classificação dos delegados da LMF, Samuel Chirindza ocupou a primeira posição com 166 pontos, em 10 jogos, totalizando 16,60 pontos, enquanto na classificação da CNAF foi somente o sexto classificado, com 15,80 pontos.

Juntando os votos das duas entidades, Chirindza terminou com 324 pontos, perfazendo uma média de 32,4 pontos.

Arlindo Silvano ficou na segunda posição, com uma média de 31,08 pontos, fruto do primeiro lugar ocupado na eleição da CNAF, 196 pontos, e terceiro lugar nas escolhas dos delegados da LMF, 166 pontos.

Assim, juntando os votos da CNAF e delegados da LMF, Samuel Chirindza conquista o lugar de Árbitro Mais Regular do “Moçambola” 2013 com uma média de 32,40 pontos em dez jogos, seguido por Arlindo Silvano, 31,08 (12 jogos), Estêvão Matsinhe, 29,84 (13 jogos), José Maria Rachide, 28.27 (11 jogos), Mário Tembe, 26.09 (11 jogos) e Dionísio Dongaze 19,62 pontos, 13 jogos.

Sonito bisa como goleador

e Victor foi o menos batido

Apsone Manjate “Sonito” revalidou o título de melhor marcador do “Moçambola”, desta vez abanando as redes adversárias por 18 vezes em 25 encontros.

O dianteiro da Liga Muçulmana só teve oposição digna desse nome ao longo da primeira volta, quando Johane, do Clube do Chibuto, exibiu-se numa forma explosiva, qual terror dos guarda-redes adversários.

Na segunda metade, Sonito disparou e antes mesmo do encerramento do campeonato já fazia a festa de melhor marcador, deixando Johane no segundo posto com 13 golos em 24 partidas.

Mário, do Ferroviário da Beira, marcou dez golos em 18 jogos, enquanto Avelino, do Têxtil de Púnguè, acertou nas redes adversárias por nove vezes em 23 jogos, mesmo “score” de Jacob, do HCB do Songo, em 18 desafios.

Entre os postes, Victor, do Desportivo de Nacala, foi o guarda-redes menos batido, ao sofrer 16 golos em 24 partidas, contribuindo para a manutenção tranquila do emblema então orientado por Nacir Armando.

O segundo “keeper” menos batido foi Zacarias, do Clube do Chibuto, ao sofrer 17 golos em 21 jogos.

Três clubes ensaiam

alteração da ordem dos jogos

Os clubes Ferroviário de Pemba, Desportivo de Maputo e Ferroviário de Quelimane, estão a equacionar solicitar à Liga Moçambicana de Futebol (LMF) a alteração da ordem dos jogos da primeira volta do “Moçambola” 2014.

Mesmo sem conhecer ainda a ordem dos desafios, os três emblemas pretendem realizar os primeiros jogos em casa dos adversários, enquanto concluem as obras de beneficiação dos respectivos campos.

Em Maputo, os “alvi-negros” estão a aprontar um campo em Marracuene, o Ferroviário de Quelimane aguarda por melhorias no relvado do Sporting, enquanto o recinto do Ferroviário de Pemba tem uma relva ainda deficiente.

No entanto, a direcção da Liga Moçambicana de Futebol não pretende alterar a ordem de jogos para mais de um clube, por isso, já orientou verbalmente para os emblemas envolvidos procurarem outras alternativas.

No caso do Desportivo, existe a possibilidade de utilização do relvado sintético do Costa do Sol, onde se tem treinado, e ainda o Estádio Nacional do Zimpeto ou do 1.º de Maio, como de resto já sucedeu.

Se em Maputo as alternativas são variadas, o mesmo não acontece com Quelimane, onde a colocação da relva sintética está significativamente atrasada, daí a direcção do Ferroviário local colocar agora a hipótese de melhorar o campo do Sporting para acolher os primeiros jogos do “Moçambola”.

Marcelino Tovela, director executivo da LMF, disse ao nosso jornal que a inspecção dos campos do “Moçambola” terá lugar durante o mês de Fevereiro corrente, depois da aprovação dos mesmos pelas respectivas associações provinciais de futebol.

– Ainda não temos dados sólidos sobre a disponibilidade e condições dos campos nalgumas províncias. Sabemos que existe preocupação com Pemba e Quelimane, mas só depois de trabalharmos no terreno emitiremos uma avaliação concreta.

Outro destino apontado como difícil é a cidade da Beira, sede de três clubes, nomeadamente Ferroviário, Estrela Vermelha e Têxtil de Púnguè.

A cidade tem apenas dois campos para o “Moçambola”, sendo que o relvado da Manga é problemático e nem sequer oferece condições para uma corrida de cavalos, como dizia o técnico Arnaldo Salvado. 

Relativamente ao transporte dos 14 integrantes do “Moçambola” 2014, Marcelino Tovela disse que as Linhas Aéreas de Moçambique continuarão a garantir as deslocações das equipas.

– As LAM vão garantir o transporte aéreo. Vamos usar a ligação terrestre em situações de trânsito, nomeadamente Nampula-Nacala, Tete-Songo e Maputo-Chibuto.

O “Moçambola” 2014 vai contar com a participação da Liga Muçulmana, Costa do Sol, Maxaquene, Ferroviário de Maputo, Desportivo, Ferroviário da Beira, HCB do Songo, Clube do Chibuto, Ferroviário de Quelimane, Estrela Vermelha da Beira, Têxtil de Púnguè, Ferroviário de Pemba, Desportivo de Nacala e Ferroviário de Nampula.

COMENTÁRIO

Rúben? Outra vez?!!

Há alguns anos a Liga Moçambicana de Futebol optou por bem confiar aos treinadores do “Moçambola” a melindrosa missão de eleger o Jogador Mais Valioso da prova.

Na altura, sustentou-se que os treinadores não concordavam com a votação final dos jornalistas e que eles – treinadores – eram os melhores indicados para decidir quem, efectivamente, merece o prémio.

Não está em causa o prémio monetário atribuído ao Jogador Mais Valioso do campeonato, mas começo a duvidar da atenção que os votantes depositam nesta difícil missão.

Não é e dificilmente será consensual a eleição do melhor jogador num torneio de futebol, mas há critérios pouco claros que os técnicos do “Moçambola” usam para a votação final.

Num ano em que Johane, Diogo, Josimar, Sonito, Daúdo, Dário Khan, Mário ou Avelino desequilibraram e muito nas quatro linhas, a eleição de Rúben acaba por roçar a cópia dos anos anteriores e não fruto do desempenho do jogador ao longo de 2013.

Aliás, por alguma razão o “playmaker” do Costa do Sol não perfumou o ataque dos “Mambas” no CHAN. Vale perguntar: Rúben? Outra vez?!!

Clésio troca Portugal por EUA

Clésio Baúque, 19 anos, que se notabilizou ao serviço do Ferroviário de Maputo e posteriormente transferiu-se para o Benfica de Portugal, foi emprestado pelo emblema “encarnado” ao Philadelphia Union, da Major Soccer League, dos Estados Unidos da América.

O jovem moçambicano não conseguiu impor-se no gigante português e muda-se para um futebol onde espera ganhar minutos e mostrar o seu talento.

Clésio chegou ao Benfica em Novembro de 2012 para a equipa “B”. Agora com 19 anos, não foi utilizado em qualquer encontro da II Liga pelo treinador Hélder Cristóvão. Desde o início da época apenas jogou na partida de atribuição do terceiro e quarto lugares na Taça de Honra de Lisboa, entre Benfica e Belenenses.

O jogador era desejado pela Liga Muçulmana, mas o negócio não se concretizou.

Custódio Mugabe

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo