Início » Educação prevê matricular 89 mil crianças para 2015

Educação prevê matricular 89 mil crianças para 2015

Por admin

O sector de educação em Manica prevê matricular, este ano, 88.484 crianças que pela primeira vez passarão a frequentar o ensino formal a partir do próximo ano lectivo (2015). Até a presente data, foram inscritos naquela região do país, quatro mil e 40 petizes que completam seis anos no próximo ano, idade exigida para o ingresso na 1ª classe.

Esta cifra representa um grau de realização na ordem de 4.6 por cento da meta estabelecida para a campanha de matículas que decorre em todo país desde o passado dia 1 de Outubro  com o término previsto para 31 de Dezembro.

Entretanto, o chefe do departamento de direcção pedagógica na direcção provincial de Educação e Cultura de Manica, Cardoso Bacar, que revelou o facto, disse que o processo de matrículas naquela região decorre a um ritmo bastante atrasado, o que poderá comprometer o alcance da meta.

Muitos pais e encarregados de educação ainda não inscreveram os seus educandos por vários motivos. Contudo, ressalvou que se a população em geral estiver envolvida neste trabalho, poderá ser garantida a formação das crianças que são o futuro de amanha.

Para Cardoso Bacar, a fraca afluência aos postos de matrícula tem como principal origem, o desleixo por parte dos próprios pais e encarregados de educação que se mostram alheios ao programa que tem como objectivo principal, integrar as crianças no sistema de educação formal, mesmo se tratando de "uma actividade que requer a participação de todos. Cada um deve saber que tem um filho que deve ir a escola. Ao fazermos isso estaremos a garantir o sucesso no futuro dos nossos filhos", disse Cardoso Bacar.

Nesta primeira fase, o sector, envolvendo conselhos de escolas, líderes comunitários e outras figuras influentes tem desencadeado campanhas de sensibilização com vista a persuadir os pais e encarregados de educação a inscreverem os seus filhos. Até porque, mesmo sem os documentos exigidos estes podem se matricular e posteriormente apresentar a cédula pessoal.

Sobre infra-estruturas, um dos problemas que tem afectado principalmente os alunos das classes iniciais, aquele chefe de departamento explicou que mais 16 escolas primárias do primeiro grau e outras nove do segundo grau entrarão em funcionamento no próximo ano em toda província. Com o surgimento destes estabelecimentos de ensino, Manica passará a ter um total de 795 escolas que leccionam da 1ª a 12ª classe.

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana