Início » Duas mil mulheres recebem tratamento de HIV

Duas mil mulheres recebem tratamento de HIV

Por admin

Cerca de duas mil mulheres já receberam tratamento de HIV no Centro de Saúde da Matola II desde o ano 2002, tendo nascido mais de 4.600 crianças saudáveis de mulheres infectadas no mesmo período.

Os resultados foram obtidos no âmbito de implementação do Programa DREAM (Associação para o Direito aos Tratamentos Sanitários e de Luta Contra o Sida). Os dados foram anunciados no decurso da inauguração de um novo anexo do Centro de Saúde da Matola II, destinado ao atendimento de mães e crianças e que deverá beneficiar cerca de 172 mil habitantes dos oito bairros da Matola-Sede.

A vice-ministra da Saúde, Nazira Abdula, na sua intervenção, afirmou que o acto representa um passo que o Governo moçambicano dá, através do Ministério da Saúde, na melhoria do acesso aos cuidados de saúde de qualidade, e na luta contra o HIV/SIDA, em particular.

De acordo com a vice-ministra, nas últimas décadas, o sistema de saúde em Moçambique tem enfrentado grandes desafios, agravado pelo surgimento de novas doenças, entre elas o HIV/SIDA, cuja prevalência é de 11.5% da população, no geral, e de 15.8% entre as mulheres grávidas, em particular, estimando-se que cerca de 1.4 milhão de pessoas estejam infectadas por esta doença, das quais 770 mil são mulheres.

O anexo inaugurado vai contribuir para a melhoria da qualidade do serviço Pré-Natal, Tratamento Anti-Retroviral Pediátrico e Crianças de Risco. O mesmo foi construído pela DREAM com o financiamento da Embaixada do Japão, Total, FICA, Fundação SIDA Alemã e FAI.

Entretanto, a empresa de telefonia móvel Moçambique Celular (mcel) e a DREAM rubricaram recentemente um memorando de entendimento através do qual a mcel disponibiliza, de forma gratuita, duas linhas telefónicas (Linhas Verdes) para chamadas de voz para permitir o acesso fácil e célere aos serviços de saúde pública, por parte dos cidadãos que pretenderem reportar algum caso de urgência ligado à saúde.

Intervindo na cerimónia, o presidente do Conselho de Administração da mcel, Teodato Hunguana, referiu que a mcel prontamente decidiu se associar a esta iniciativa “para salvar vidas humanas, assim como para contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através do atendimento célere e eficaz às mulheres e crianças sempre que necessitarem de apoio médico no seu dia-a-dia”.

Por seu turno, Paola Germano, directora executiva da DREAM, agradeceu à mcel pela disponibilização deste serviço, que irá contribuir sobremaneira para a aproximação dos serviços de saúde aos cidadãos.

Você pode também gostar de:

2 comments

payment processor vs ISO 10 de Novembro, 2023 - 5:14

I will immediately grab your rss as I can’t find your email subscription link or e-newsletter service. Do you’ve any? Please let me know so that I could subscribe. Thanks.

Reply
medyumlar 3 de Janeiro, 2024 - 5:16

Medyumlar hakkında bilinmeyenler neler sizler için araştırdık ve karar verdik.

Reply

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana