Início » Drama sem fim no Hulene “A”

Drama sem fim no Hulene “A”

Por Jornal domingo

TEXTO DE GENÉZIA GERMANO

No bairro de Hulene “A”, cidade de Maputo, muitos residentes ainda não conseguiram regressar às suas casas desde as inundações que, há cerca de um ano, desalojaram famílias e deixaram ruas submersas. A falta de drenagem contribui para a acumulação de água. As condições insalubres e a presença de águas negras aumentam o risco de doenças, como a malária e cólera. Algumas famílias vivem em casas arrendadas, outras foram acolhidas pelos parentes.

A construção de sistemas de drenagem adequados e a remoção do lixo são soluções do problema para os residentes daquele bairro, a fim de evitar novas inundações e melhorar as condições de vida. Aliás, a realidade não é de hoje, apenas tende a agravar-se. As casas ficam submersas sempre que chove acima do normal.

Entretanto, a promessa de uma solução definitiva continua uma incógnita, apesar da introdução recente de um sistema de bombeamento de águas pluviais. Em alguns casos, as inundações são agravadas pela mistura de água da chuva com as negras, criando condições adversas para os residentes.

Com o intuito de perceber como vivem actualmente os afectados, domingo ouviu relatos de moradores que abandonaram as suas casas na sequência das inundações. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana