Sociedade

EFEMÉRIDE: A frontalidade dela fascina-me

– Salvador Talapa, esposo de Margarida Talapa

O que significa ser esposo de Margarida Talapa?

É acreditar, apoiar e saber ceder. É, sobretudo, saber aceitar que não somos os únicos com direito a responsabilidades tão grandes nos nossos postos de trabalho.

Então o cargo dela em nenhum momento atrapalhou o vosso relacionamento?  

Conhecemo-nos bem e somos amigos. Isso facilitou-me a aceitar o trabalho dela. Se é uma missão que ela tem, então tenho de deixá-la cumprir. Não foi escolhida por acaso. É tão simples assim. Olha que evito, inclusive, pegar no celular dela, pois sei que há assuntos extremamente profissionais que não posso ouvir e nem saber.

Qual a maior virtude da sua esposa?

A coisa que mais gosto nela é a frontalidade. Isso permite que tenhamos consciência do que ela não gosta. Para além disso admiro a forma como é receptiva aos conselhos e à chamada de atenção dos outros.

Caracteriza-a profissionalmente e como ser humano.

É uma mulher forte e empenhada em servir o povo moçambicano. Como humana, é difícil caracterizar a Margarida. Só posso dizer que é uma mulher que ensina o amor, muito vaidosa, social, alegre, humilde e difícil quando alguém faz coisas que não são do seu agrado.

A natureza do trabalho dela não é fácil, será que a senhora Talapa consegue tomar conta da família?

Sem nenhuma sombra de dúvida. Ela cozinha para nós e preocupa-se com o meu bem-estar e dos nossos filhos. No entanto, já não é possível que cozinhe sempre, mas quando é possível. Quando está em casa, conversa com os nossos filhos e netos. Nada a faz abandonar as suas atribuições como esposa e mãe.

Actualmente trabalha em Nampula e a sua esposa em Maputo. Como ela faz para cuidar de si?

Ela está em Maputo mas é muito presente por aqui. Todos os dias liga para a secretária daqui de casa para dar orientações sobre o que deve preparar para mim. Isso é espectacular. Não me sinto só.

Há quanto tempo estão casados?

Casámos no dia 8 de Setembro de 1979 (38 anos). Temos quatro filhos e oito netos. Desde essa altura pautámos sempre pelo diálogo. E foi bom, pois conseguimos incutir isso nos nossos filhos.

Como é que se conheceram?

Nós éramos do mesmo bairro no distrito de Memba, em Nampula. Frequentámos a mesma escola no ensino primário, enquanto ela estava na 1.ª classe eu fazia a 4.ª classe. Tempos depois fui à Ilha de Moçambique, onde havia ensino secundário. De volta ao bairro, já homem, encontrei-a já a terminar a 6.ª classe. Ficámos amigos, depois tudo transformou-se em namoro e como éramos mais velhos entre os irmãos houve necessidade de fazer tudo bonitinho: casámos.

É muito tempo…

Verdade, isso permitiu-nos construir uma relação bastante sólida. Basta uma troca de olhares para saber que algo não está bem com o outro. Estamos capacitados a desmentir uma mentira relacionada a nós, pois sabemos do que cada um de nós é capaz de fazer. Conhecemo-nos muito bem.

O que ela gosta de fazer nos seus tempos livres?

Gosta de ginásio. Quando não pode lá ir faz questão de caminhar 10 quilómetros. Mesmo estando acima de 50 anos ela faz isso sem nenhum problema.

Que pratos Margarida Talapa tem o hábito de preparar?

Prepara muito bem matapa, arroz de coco, xima de mandioca, peixe, entre outras coisas. Mas o prato com o qual cativa é arroz de coco e peixe.

Tem participado de cerimónias familiares?

Ela envolve-se em todas as actividades da família e todos sentem-se a vontade ao lado dela. Para além disso, é uma mulher que respeita os outros e não se sobrepõe perante outros. Sabe que na nossa tradição temos um líder que é responsável pelo clã. Quando quer dar uma opinião pede sempre autorização ao nosso líder.

E a relação com a sogra?

A minha mãe e a minha esposa são muito amigas. Não há nenhum problema entre elas. Tratam-se como mãe e filha.

Que mensagem deixa para ela?

Agradeço o facto de cuidar da família. Desejo ainda que tenha uma liderança sólida e cheia de prosperidade. E nós como família estamos com ela e damos-lhe o nosso maior apoio.

Texto de Maria de lurdes Cossa

malu.cossa@snoticicas.co.mz

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo