Início » Donativo do Navio Solidário entregue ao INGC

Donativo do Navio Solidário entregue ao INGC

Por Idnórcio Muchanga

A organização “Juntos pela Beira”, que congrega empresas públicas e privadas, organizações da Sociedade Civil e vários cidadãos anónimos procedeu hoje a entrega de oito contentores com 150 toneladas de alimentos, roupa e água ao Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC).

De acordo com este grupo de doadores nacionais, esta é a primeira de uma remessa maior estimada em 500 toneladas de produtos diversos, incluindo de higiene, que estão a ser retiradas do porto para serem entregues amanha, quarta-feira.

No acto de entrega, os organizadores desta iniciativa referiram que para a contentorização desta mercadoria foram necessários cerca de quatro mil voluntários que realizaram o trabalho manualmente, “facto que representa a união entrega dos moçambicanos residentes em Maputo e não só a esta causa

Na mesma ocasião referiram que a canalização deste apoio ao INGC resulta do reconhecimento do trabalho abnegado que esta instituição do Estado tem vindo a realizar em situações desta natureza. “Tiramos o chapéu ao excelente trabalho que o INGC faz”, disseram.

O representante do INGC, César Tembe, agradeceu o gesto que classificou de nobre e assegurou que este apoio e todos os outros que têm sido canalizados a esta instituição vão chegar aos reais necessitados. “Informamos que o INGC e uma entidade que pauta pela transparência na assistência as populações necessitadas e convidamos aos interessados a presenciarem a participarem na distribuição”.

Conforme apuramos, a distribuição será feita nos distritos de Dondo, Beira e Nhamatanda, na província de Sofala, e Dombe, em Manica e devera beneficiar a cerca de 15 mil pessoas em ambas as províncias.

O Governador de Sofala, Alberto Mondlane disse, por sua vez que esta oferta é inédita porque ocorre em pouco tempo e mobilizou muita gente num esforço de solidariedade para com as quatro províncias e se torna extraordinário porque foi feito por moçambicanos.

Sublinhou que este exercício deve servir de exemplo para todos os beneficiários, doadores e aos moçambicanos no geral. Apelou ainda as instituições que lidam com a distribuição para encaminhar os bens o mais rápido possível para a população que deles precisa.

Texto de Jorge Rungo

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana