O Dia Mundial do Fiscal de Floresta e Fauna Bravia tem sido celebrado sob o signo da valorização dos defensores na linha da frente, constituído por profissionais que se posicionam na dianteira para travar as adversidades e proteger a vida selvagem e os recursos naturais.
A celebração decorreu no Parque Nacional de Chimanimani, situado no distrito de Sussundenga, província de Manica, ocasião que teve como pretexto a melhoria das condições de trabalho dos defensores na linha da frente naquela área de conservação.
Depois de ter sido elevado à categoria de parque, em 2011, aquela área de conservação, que congrega um vasto e rico património natural e cultural, beneficiou de obras de restauração, melhorando as condições de gestão e acomodação para os “guardiões da natureza”. Novas infra- -estruturas foram implantadas na sede do parque, compostas por duas casas do tipo 2, seis do tipo 1, centros de atendimento ao turista e das operações, sala de conferência e uma unidade de reabilitação do pangolim, num investimento aproximado a 1.3 milhão de Dólares (cerca de 84.5 milhões de Meticais). O evento decorreu sob o lema “Fiscais da Floresta e Fuana Bravia Engajados no Combate aos Crimes da Vida Selvagem e Mitigação ao Conflito Homem-Fauna Bravia”, tendo sido dirigido pelo secretário de Estado da Terra e Ambiente, Gustavo Djedje. Leia mais…

