O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve duas pessoas de 20 e 26 anos de idade acusados de terem assassinado Moisés Machel, sobrinho do antigo Presidente da República, Samora Machel, no dia 12 de Outubro corrente na cidade de Maputo.
O porta-voz do SERNIC, na cidade de Maputo, João Adriano, disse que segundo os depoimentos prestados pelos detidos, estes estiveram com a vítima num convívio no bairro de Maxaquene, na capital do país. No momento teriam se interessado dos seus pertences, nomeadamente, uma viatura e dinheiro estimado em 27 mil Meticais.
Para concretizar o objectivo, a dupla teve duas decisões por tomar, sendo uma que era tirar a vida, a outra era colocá-lo inconsciente. Inicialmente recorreram a uma garrafa e bateram na cabeça. A vítima teria resistido à emboscada e foi violentamente agredida até à morte, sendo o corpo abandonado num outro local.
A viatura foi recuperada através de um dispositivo de localização, accionado com autorização da família, depois de ter sido deixada pelos criminosos.
O porta-voz do SERNIC disse que prosseguem as investigações para apurar mais detalhes sobre o crime.

