Artes & Letras

Moreira, Mrumbata e McCoin cantam pelo dia da liberdade

O compositor e intérprete moçambicano, Moreira Chonguiça, vai actuar próximo sábado dia 27 de Abril,  a partir das 20h00, no concerto dedicado ao dia da Liberdade. O evento denominado

  Sessão de City Hall, terá lugar no City Hall, em Cape Town, África do Sul.

Vão tomar parte no concerto os músicos

 

27 de Abril é considerado Dia da Liberdade na África do Sul. A data relembra o dia em que Nelson Mandela subiu ao poder em 27 de Abril de 1994 introduzindo a democracia em uma política que desprezava a cidadania dos negros. Apesar de compartilharem a mesma nacionalidade, havia o Apartheid, que transformou em lei o regime de segregação mais cruel dos últimos tempos.

Vão tomar parte no concerto : The Moreira Project, Paul Hanmer, McCoy Mrubata, e Amaryoni.


As sessões  de CITY HALL posicionam o poder da música no coração da cidade quando regularmente traz músicos contemporâneos de classe mundial da África do Sul e além fronteiras para actuarem em Cape Town, defendem os organizadores.

Usando a música como um mediador universal, as SESSÕES de CITY HALL convidam a todo o espectro social de Cape Town a aconchegarem-se num edifício icónico.

As sessões do City Hal foram fundadas pela National Lottery Development Trust Fund,  e  constituem um programa criativo. Construído em 1905, o City Hall é um dos últimos edifícios Victorianos em Cape Town. Uma das primeiras maiores construções em Grand Parade, a Cidade Mãe do mais velho square público.

Historicamente o City Hall foi visto pelo mundo fora quando Nelson Mandela discursou perante uma multidão acima de 100 000 apoiantes e jornalistas, depois da sua saída da prisão em 1990. Em 2007, os Springboks fizeram uma aparição  na varanda depois de vencerem a Copa Mundial de Rugby. E em 2010, o majestoso edifício viu os alegres Fãs da Festa da FIFA durante a primeira Copa Mundial da FIFA em solo Africano.

A série de concertos teve início em 2011 e levou para aquele palco  uma dinâmica e diversificada  lista de colaborações musicais tais como:  Ray Lema (DR Congo/França), Chico César (Brasil), Thandiswa Mazwai (África do Sul), Ismael Lo (Senegal), Azania Ghetto Sounds (África do Sul), Kesivan & The Lights (áfrica do Sul), Closet Snare (África do Sul), Caiphus Semenya (África do Sul), Madala Kunene (África do Sul).

 

O concerto da Liberdade que vai juntar artistas de Moçambique e África do Sul, acontece em um bom momento e vai reafirmar a cooperação, irmandade entre os dois povos. Lembrar que recentemente houve um incidente que resultou na morte do taxista moçambicano, Mido Macie.

É GRATIFICANTE ACTUAR NUM EDIFÍCIO HISTÓRICO EM DIA HISTÓRICO

– Moreira Chonguiça

Questionado sobre o significado do convite para actuar no City Hall, Moreira disse: “ Estou entusiasmado por  poder actuar neste edifício histórico e num dia histórico. É uma ocasião sublime de fraternidade, reconciliação e democracia. Esta é uma actuação pela Liberdade, uma liberdade nas artes, na forma de ser e estar dos povos, na relação entre os dois países e não só. É igualmente momento para a troca de experiências e relançamento dos laços que existem entre os dois países. Como Moreira Project faremos o nosso melhor para dignificar a todos quanto acreditam em nós”.

 

VAMOS CELEBRAR ÁFRICA

– McCoy Mrubata, músico sul-africano

Falando sobre o concerto, McCoy Mrumbata disse ser uma ocasião sublime para a troca de experiências entre os artistas. “É  um grande concerto. E eu particularmente estou feliz por poder actuar ao lado, partilhar o palco com  Moreira Chonguiça que tem estado a encantar plateia através da sua maneira de actuar. E ao fazer parte do evento sinto-me feliz. Vamos cantar para celebrar África. Sei que Moreira é vosso, moçambicanos, mas também é nosso, sul-africanos porque é cidadão do mundo. A liberdade que vamos cantar é de pretender ver as pessoas que morrem todos os dias livres.  Eu, particularmente vou cantar algumas músicas novas do meu álbum que vai sair em Agosto próximo.”

One Comment

  1. certainly like your web-site but you need to check the spelling on several of your posts. Several of them are rife with spelling problems and I find it very bothersome to tell the truth nevertheless I?ll definitely come back again.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo