Início » Dengue preocupa

Dengue preocupa

Por admin
  • No Norte do país, a doença assume quadro endémico

Luísa Jorge
luisa.jorge@snoticias.co.mz

Tende a aumentar o número de moçambicanos com sintomas da dengue, uma doença cujo vector é um mosquito novo entre nós, do género Aedes. Conhecida por gerar alguns sintomas semelhantes aos da malária (febre, dores musculares e de cabeça, assim como náuseas numa primeira fase da sua manifestação), a dengue já é considerada pelas autoridades sanitárias nacionais endémica em algumas regiões do Norte do país.
Contrariamente ao mosquito vector da malária, o da dengue multiplica-se em águas limpas colocadas em recipientes domésticos, assim como em vasos de plantas naturais que se encontram em ambiente externo ou interno das residências.
De igual modo, e contrariamente ao mosquito da malária, que tem a noite como o seu período preferencial de acção, o da dengue é conhecido por infectar o Homem durante o dia, através da sua picada. Pesquisas feitas pelas instituições de investigação em Saúde no país apontam que a zona costeira tem-se revelado de risco para a eclosão da dengue devido à temperatura, chuva e humidade relativa.Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana