Início » Deficiente formada em Microbiologia

Deficiente formada em Microbiologia

Por admin

Elsa Rudo Pires Lameira, portadora de deficiência física (paraplégica), regressou ao país, depois de ter ido aos Estados Unidos da América em 2013, frequentar o curso de Mestrado em Microbiologia, pela Oklahoma State Universty, depois de beneficiar de uma bolsa de estudo beneficiado oferecida pelo programa denominado Fulbright.

Depois de se formar, Elsa Lameira espera ser apoiada pelo Governo moçambicano na integração no quadro pessoal de qualquer instituição de saúde ou regressar no Instituto do Coração, local que antes desempenhava funções de pesquisa clinica e operava fibrose em crianças, há cinco anos.

Lameira pretende realizar mais investigações e fazer apresentações voluntárias para mostrar a experiência adquirida e aplicar a teoria aprendida durante as aulas. Nos Estados Unidos da América fez um ensaio clínico de Fibrose Cística em crianças e foi concluído. Trata-se de um estudo que Moçambique ainda não tem capacidade para tratar. O estudo pretende oferecer melhores resultados para a saúde de alguns pacientes que sofrem de doença pulmonar.

“Usei bastante a bioinformática, uma técnica que exige identificar o tipo de DNA do micro-organismo no pulmão e, trata-se dum equipamento que o país ainda não dispõe. Trabalhar na pesquisa requer muita dedicação, atenção, paciência e persistência”.

Elsa contou à nossa reportagem que escolheu microbiologia porque já tinha contacto com pessoas que padeciam de Tuberculose. Para ser selecionada, Lameira, recebeu um correio electrónico através duma amiga, preencheu o formulário de pré-selecção, depois teve que fazer exame de inglês e fez uma prova de Matemática através do sistema Online, entre outras formalidades.

Elsa contou que sempre sonhou em frequentar o curso de Medicina, mas depois de sofrer um acidente de viação em 1992, foi impossibilitada de fazer essa área devido ao seu estado físico. No entanto, foi licenciada em biologia pela Universidade Eduardo Mondlane (UEM), formou-se também em Histologia e técnica “Immunohistochemical” de segmentação de doença cardiovascular, no Instituto Magdi Yacoub em Londres durante quatro meses.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana