A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, destacou que através da diplomacia parlamentar, os parlamentares podem fomentar iniciativas de cooperação que transcendem fronteiras, promovendo a construção de consensos, abrindo novas possibilidades para a resolução de conflitos e para o reforço do multilateralismo.
A afirmação foi feita esta tarde, em Genebra, Suiça, no debate geral da Conferência dos Presidentes de Parlamento, no tema: ” O Mundo em Turbulência: Cooperação Parlamentar e Multilateralismo para a Paz, Justiça e Prosperidade para todos “.
Explicou que movida por esta convicção, nos últimos anos, a Assembleia da República de Moçambique tem privilegiado a materialização de iniciativas concretas que reforçam a cooperação interparlamentar com os países do continente africano e do mundo.
“Destaco, por exemplo, a assinatura de acordos de troca de experiências com parlamentos de países da União Africana e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Tais acordos possibilitaram a partilha de boas práticas no combate à corrupção, no fortalecimento da justiça e na protecção dos direitos humanos”, afirmou.
292
Artigo anterior

