Nacional

Cristãos celebram “Domingo de Ramos”

Os cristãos de todo o mundo celebram hoje, o “Domingo de Ramos”, data que simboliza a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém.

No país, milhares de crentes estarão nos seus locais habituais de culto hoje às primeiras horas da manhã para tomar parte nas procissões enquadradas nesta celebração, cuja tónica principal será a entoação de cânticos litúrgicos e mensagens que apelam à necessidade do reforço da paz, amizade e solidariedade entre os moçambicanos.

Como já é tradicional, na última semana do período da Quaresma, em que os cristãos abdicam de alguns hábitos e pautam pelo jejum e actos de contrição, neste domingo irão iniciar a caminhada final para a celebração da Páscoa.

Para o efeito, e em jeito de reconhecimento do sofrimento que Jesus Cristo passou até à sua derradeira morte para salvar as multidões, os cristãos irão percorrer algumas artérias da urbe empunhando ramos de palmeiras e cantando “hossanas”, em celebração do Domingo de Ramos.

Esta efeméride, simboliza o momento em que Jesus Cristo entrou na cidade de Jerusalém montado num jumento e foi saudado pela multidão que empunhando ramos, cantava: “Hossana! Hossana! Bendito é aquele que vem em nome do Senhor.”

Aliás, o Domingo de Ramos, segundo as Sagradas Escrituras é o culminar de 40 dias de oração, da conversão e do sacrifício, também conhecido como um dos momentos mais importantes do ano litúrgico, porque nele se celebra o mistério pascal da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, que os cristãos consideram como sendo o “mistério da salvação.”

Para a Igreja Católica, o Domingo de Ramos coincide com a celebração do Dia Mundial da Juventude, no qual os jovens irão percorrer as artérias adjacentes às suas paróquias para depois reunirem-se com os párocos para reflectirem sobre o mistério da entrada triunfal de Jesus a Jerusalém.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo