Início » Cristãos celebram Domingo da Páscoa

Cristãos celebram Domingo da Páscoa

Por admin

Os cristãos de todo o mundo celebram hoje, dia 31 de Abril, a Páscoa, acontecimento que marca o fim da semana Santa e a Ressurreição de Jesus Cristo, após a sua morte para salvar os homens

 de Deus.

Para o efeito, várias são as actividades de índole religiosa programadas para assinalar o facto, com destaque para a celebração de baptismos, na maioria das igrejas onde as pessoas professam a religião cristã.

A Páscoa é o culminar de uma intensa actividade de actos de contrição (jejum e abstenção) iniciados há 40 dias, passando pelo chamado Domingo de Ramos, data em que Jesus Cristo procedeu a entrada triunfal em Jerusalém para a consumação do mistério pascal.

De referir que em preparação a esta celebração, os cristãos recordaram no pretérito fim-de-semana, através da entoação de cânticos com os ramos de palmeira em punho o sofrimento que o filho de Deus passou para salvar a humanidade, após ter instituído a eucaristia na última Ceia, na chamada Quinta-feira Santa.

Importa ainda assinalar que durante a semana Santa, houve registo de grandes acontecimentos para os que professam a religião cristã, nomeadamente, a missa de lava-pés, na última quinta-feira, que explica o ritual que Jesus Cristo administrou aos seus 12 Apóstolos antes de ser preso.

Ainda fazem parte destes rituais, a celebração da Paixão do Senhor, na sexta-feira, onde se recorda os derradeiros momentos pelos quais Jesus Cristo passou antes da sua morte, o Sábado Santo, normalmente caracterizado pelo baptismo dos catecúmenos, e por fim o Domingo da Ressurreição ou simplesmente da Páscoa, onde são baptizadas as crianças.

 

GUEBUZA

FELICITA OS CRISTÃOS

 

O Presidente da República, Armando Emílio Guebuza, saúda a todos os cristãos pela celebração hoje, do Domingo da Páscoa e encoraja as diferentes confissões religiosas a prosseguir com acções que exaltam o cristianismo e os valores morais, de entre eles, a cultura de paz, a convivência sã e a solidariedade e o amor ao próximo.

“Nesta data, os cristãos não só celebram esta importante data no seu calendário religioso como também reflectem em torno dos valores do sacrifício, da comunhão, do perdão e do amor ao próximo,lê-se na mensagem enviada á nossa Redacção.

Na sua mensagem O Chefe de Estado exorta ainda os cristãos a ser perseverantes na sua nobre missão de construção de um Moçambique próspero. “Congratulamo-nos pelo papel que a comunidade cristã tem desempenhado na luta contra a pobreza. Em particular, saudamos o seu papel no apoio às vítimas das calamidades naturais que assolaram diferentes espaços geográficos da nossa Pátria Amada, na promoção da cultura de paz, do espírito de cidadania e da Unidade Nacional”. 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana