Início » CPLP pretende criar portal económico

CPLP pretende criar portal económico

Por admin

O Presidente da Confederação Empresarial da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa), Salimo Abdula, anunciou a criação do portal económico, designado Connect CPLP, que visa dar mais visibilidade aos empresários da comunidade e servir de elo entre as empresas. 

  

Salimo Abdula disse, igualmente, que está em elaboração a Estratégia 2015-2020, um documento que visa a melhoria do ambiente de negócios e do clima de investimento na comunidade, alargamento do acesso às infra-estruturas sociais e económicas e a promoção do desenvolvimento das empresas.

"No quadro da Estratégia 2015-2020, comprometemo-nos a trabalhar no sentido de tornar a CPLP mais aberta e atractiva, para que os investidores possam depositar a confiança em nós e tornar a CPLP um importante actor a nível internacional", sustentou.
De referir que, a Confederação Empresarial da CPLP (CE-CPLP) realizou um seminário esta quarta-feira, na cidade de Maputo, com o objectivo de dinamizar as relações económicas no espaço da CPLP e estabelecer parcerias com as autoridades dos países membros, visando ultrapassar os problemas e dificuldades por que passam os empresários da comunidade.

O encontro, durante o qual foram assinados vários protocolos, contou com a presença do Ministro da Indústria e Comércio, Ernesto Max Tonela, que no seu discurso reiterou a disponibilidade do Governo moçambicano para, em coordenação com diversos actores nacionais e da CPLP, trabalhar na busca de soluções que assegurem a prosperidade dos empresários, das economias e dos povos da comunidade.
"É neste contexto que o nosso Governo vem reforçando o diálogo com o sector privado, para melhorar o ambiente de negócios em Moçambique, pois só assim podemos atrair mais investidores e melhorar a inserção do País no mercado mundial. Estamos cientes de que isso só será possível, mediante parcerias bem estabelecidas com o sector privado e a criação de condições que promovam o investimento nacional e estrangeiro", considerou o Ministro.    
Por seu turno, o Presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel, referiu-se à necessidade de encorajar o estabelecimento de parcerias estratégicas, que "podem concorrer para elevar a nossa massa crítica e a competitividade das nossas empresas".
Entretanto, esta semana, a CTA promoveu um encontro com uma missão económica-empresarial austríaca, composta por 11 empresários com interesse em estabelecer parcerias com empresários moçambicanos. No decurso da semana, a CTA recebeu ainda o vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria da Bielorrússia, Viachaslau Bryl, que, na ocasião, convidou o sector privado moçambicano a participar numa feira de cariz agrícola, industrial e comercial, a ter lugar, próximo ano, na África do Sul.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana