DestaqueNacional

Construção da barragem de Mphanda Nkuwa arranca em 2024

O fecho financeiro para a construção da barragem de Mphanda Nkuwa está previsto para finais de 2024 dando início imediato às obras que vão durar seis anos.  

O empreendimento é avaliado em cerca de cinco mil milhões de dólares norte-americanos e terá capacidade para gerar 1500 Megawatts. 

Com efeito, a cidade de Maputo acolheu esta manhã a cerimónia de lançamento do concurso para a selecção do parceiro estratégico do projecto, num acto dirigido pelo ministro dos Recursos Minerais e Energia, Ernesto Max Tonela. 

Intervindo no acto, Max Tonela explicou que o empreendimento vai acelerar a  viabilização do acesso universal à electricidade, impulsionar a industrialização e consolidar a liderança do país no sector de energia a nível da região. 

Aproveitou a ocasião para convidar o empresariado nacional a apostar no sector de energia argumentando que é um dos pilares de produção industrial de que o país dispõe. 

Assim, até 2029 Moçambique vai dispor de 1500 Megawatts (MW) adicionais a serem produzidos pela barragem de Mphanda Nkuwa. 

Neste momento, dos 2.075 MW que são gerados pela Hidrelétrica de Cahora Bassa (HCB) apenas 500 MW são dedicados à Electricidade de Moçambique (EDM) e os restantes exportado para África do Sul no âmbito do Contrato de Aquisição de Energia a longo prazo que terminará em 2029. 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo