O Conselho Municipal da Cidade de Maputo assegurou, ontem, que a recolha de resíduos sólidos será efectivada dentro de duas semanas. A garantia foi dada pelo vereador de Infra-Estruturas e Salubridade, João Munguambe, que explicou que a situação se agravou devido à avaria de duas máquinas “bulldozers” afectas à lixeira de Hulene.
ozers” afectas à lixeira de Hulene. O equipamento serve para arrumar o lixo em camadas, uma para cada campo de depósito. As chuvas que caem são apontadas como outro motivo que condiciona a movimentação dos camiões. “Se não tivermos acesso aos campos de depósito de lixo, não adianta qualquer operação na cidade, pois não teremos onde depositar”, explicou Munguambe, depois de visitar a lixeira.
Para resolver o problema, Munguambe assegurou que já existe uma máquina que está a abrir os campos de depósito e, ao mesmo tempo, as escavadoras estão a limpar as vias. Contudo, “precisaríamos de 15 dias para ter a cidade limpa”, garantiu.
Acrescentou que “o plano é ampliar a via de acesso à lixeira para permitir que, enquanto umas viaturas entram ao campo de depósito, outras possam sair doutro lado”, frisou João Munguambe.

