Início » Comunidade de Chicombulane satisfeita com furo multifuncional

Comunidade de Chicombulane satisfeita com furo multifuncional

Por Idnórcio Muchanga

A Comunidade de Chicombulane, no Distrito da Manhiça, província de Maputo, está satisfeita com o furo multifuncional aberto no âmbito do Projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valor nos Corredores de Maputo e Limpopo (Prosul), no valor de quase quatro milhões de meticais.

O projecto está a ser levado a cabo pelo Programa de Desenvolvimento Inclusivo de Cadeias Agro Alimentares (PROCAVA), e está a beneficiar 120 famílias daquela comunidade que antes percorria cerca de quatro quilômetros para ter água potável.

Além de água, o mesmo furo serve para abeberamento do gado bovino, lavagem de roupas e irrigação de hortícolas. Foram colocados painéis solares, acumuladores e baterias para que não falte energia.

Os beneficiários tem canteiros de repolho, cebola, couve, beterraba, alface, entre outros que servem para alimentação e comercialização, além de sumos, compota, badjias  processadas também com produtos saídos das machambas.

Este furo tem estado a nos ajudar, antes caminhavamos por uma hora para acarretar água. Agora, temos tudo aqui perto e ainda temos as nossas hortas. Lavamos aqui e os nossos bois também bebem aqui, antes percorríamos uns 10 quilômetros para abeberamento do gado“, disse Angélica Eduardo.

De referir que a vice – presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, Jyotsna Puri, está a efetuar uma visita de trabalho a Moçambique desde o dia 18, manteve encontros com o Governo e neste momento está a monitorar os programas financiados pela instituição.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana