Nacional

COMBATE AOS DESASTRES NATURAIS: Moçambique vai acelerar o passo

Na manhã de hoje, o vice-ministro da Administração Estatal e Função Pública, Albano Macie, que chefia a delegação moçambicana na VI Plataforma Global para a Redução de Riscos de Desastres (GP2019), que decorre em Genebra, foi convidado ao púlpito da principal sala de conferências onde reafirmou o compromisso de Moçambique em acelerar o passo para a implementação do Quadro de Sendai.

Do pódio daquela imensa sala, disse que Moçambique logrou alcançar alguns feitos, com realce para as metas “A” (Mortalidade) e “B” (Pessoas afectadas” que foram apresentadas às entidades competentes e em devido tempo.

Todavia, afirmou que existem desafios para a concretização dos objectivos“C”, “D”“F” e “G” que versam sobre Perdas Económicas, Infra-estruturas Críticas eServiços,Cooperação Internacional e Sistemas de Aviso Prévio e Informação.

Faltam dados para finalizar porque a metodologia para a sua recolha é complexa e precisamos reforçar os mecanismos de coordenação institucional”, explicou para depois acrescentar que ainda assim, “queremos reafirmar aqui o nosso compromisso para acelerar a implementação do Quadro de Sendai”.

Na mesma ocasião, recordou aos presentes que devido à sua localização geográfica, Moçambique está permanentemente exposto a riscos de desastres naturais e, para responder a esse desafio, o Governo adoptou algumas medidas que estão em consonância com o Quadro de Sendai.

Albano Macie disse que tais medidas incluem a promoção de estudos e pesquisas sobre redução de risco de desastres e adaptação às mudanças climáticas, e a adopção do Plano Director para a Redução do Risco de Desastres 2017-2030.

Este Plano Director, conforme explicação dada neste fórum, é um enquadramento jurídico para a gestão de catástrofes que permite que hajauma acção coordenada de todos os organismos de protecção civil e das instituições, bem como para a ativação de um sistema de alerta.

Texto de Jorge Rungo, em Genebra

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo