Início » CÓLON DO ÚTERO: Quase 211 mil crianças vacinadas contra cancro

CÓLON DO ÚTERO: Quase 211 mil crianças vacinadas contra cancro

Por Idnórcio Muchanga

Um total de 210.716 crianças foi vacinado contra o cancro do cólon do útero até quinta- -feira última em todo o país, perfazendo 42 por cento do total de 495.905 previstas para este ano. Entretanto, o Governo, através do Ministério da Saúde, apela aos pais para continuarem a levar as crianças para a vacinação.

A vacinação que visa prevenir e reduzir a incidência de casos de cancro do cólon do útero nas mulheres, teve a sua fase-piloto em alguns distritos das regiões Sul, Centro e Norte. A vacina foi introduzida nos finais de Novembro, no calendário nacional de vacinação, nas unidades sanitárias que já providenciam outros imunizantes.

No entanto, para as unidades sanitárias que ainda não possuem estes serviços ou em contextos que demandem a necessidade de vacinação, as autoridades sanitárias poderão recorrer às brigadas móveis para o efeito.

Apesar de ser direccionada a meninas com idade entre 9 e 14 anos, neste momento, o Ministério da Saúde priorizou apenas idade mínima de 9 anos.  Leia mais…

Texto de Luísa Jorge
luisa.jorge@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana