Home Nacional CNE aprova mandatos

CNE aprova mandatos

por Idnórcio Muchanga

O número de m a n d a t o s por círculo eleitoral para a eleição dos deputados da Assembleia da República (AR), bem como dos membros das Assembleias Provinciais (AP) vai ser conhecido amanhã, segundo garantias dadas pelo presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Abdul Carimo, na reunião mantida sexta-feira, em Maputo, com mais de 40 partidos políticos concorrentes às eleições gerais de 15 de Outubro.

Para o efeito, a CNE reúne-se hoje em plenária para a homologação dos dados definitivos apurados pelo Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE), durante o censo terminado a 30 de Maio deste ano. Este órgão fala do registo de 12.720.483 eleitores, o correspondente a 89,79 por cento da previsão de 14.166.321 potenciais eleitores.

Abdul Carimo explicou ainda que a demora na aprovação dos mandatos se deve, por um lado, à aprovação tardia da legislação que vai reger as eleições de 15 de Outubro e, por outro, à sua publicação no Boletim da República (BR), que ainda não faz dez dias.

Carimo afirmou ainda que o órgão que dirige não podia proceder de outra maneira, porque o Conselho Constitucional em várias deliberações sempre se insurgiu contra o recurso a mandatos provisórios. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana