Início » CNCD volta com exibições semanais

CNCD volta com exibições semanais

Por Jornal domingo
  • Mas o Cine-África, seu santuário, está dramaticamente destruído

TEXTO DE JORGE RUNGO

FOTOS DE JAIME MACHEL

É impossível entrar nas instalações do Cine-África, lugar que ainda serve de sede da Companhia Nacional de Canto e Dança (CNCD), e não verter lágrimas, ficar arrepiado ou ser apossado por uma revolta capaz de atravessar a medula óssea. Daquele emblemático edifício, apenas sobra… nada.

É ali no Cine-África onde 32 artistas, entre bailarinos, músicos e instrumentistas da CNCD continuam a fazer os seus ensaios para actuarem em eventos do Estado, corporativos e até privados, mas as condições a que estão sujeitos desmentem o percurso que aquele colectivo já fez pelo país e pelo mundo.

Só para se ter uma ideia do percurso que esta companhia fez e o reconhecimento que teve pela sua profunda qualidade, há a destacar que foi o terceiro grupo de artistas africanos que, na década de 90, subiu ao palco da sala principal do Khennedy Performing Arts Center, na cidade de Washington, nos Estados Unidos da América (EUA), entre outros grandes palcos mundiais.

Antes da CNCD, só tinha passado por aquele palco o compositor, intérprete e músico senegalês Youssor N’Ddor e o grupo sul-africano Ladysmith Black Mambazo. Mais recentemente, Moreira Chonguiça actuou ali.

A exibição feita no Khennedy Performing Arts Center resultou de uma verificação criteriosa feita por peritos norte-americanos que concluíram que, “sim”, a CNCD tinha um nível de excelência e alto padrão.

Ainda nos EUA, a CNCD também se exibiu no Victoria Hall, onde inclusive actuou a mãe de Whitney Houston, fez um espectáculo no Apollo Theater, que fica nos arredores de Nova Iorque, onde Eddie Murphy e Denzel Washington actuaram bem no início das carreiras.

Entretanto, e passados vários anos, a sede da companhia, o Cine-África, está lastimável. Ao que observámos, as 1400 cadeiras que compunham aquela sala foram removidas e levadas para destino desconhecido. O sistema de som, luz, cortinados, projectores de cinema (puras relíquias), toda a fiação, tapetes e até sanitas, pias, lavatórios, torneiras, interruptores, tomadas e enormes reservatórios de água já não existem. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana