Início » CIMEIRA PARA NOVO PACTO FINANCEIRO GLOBAL: Reunir para nada ficar como dantes

CIMEIRA PARA NOVO PACTO FINANCEIRO GLOBAL: Reunir para nada ficar como dantes

Por Idnórcio Muchanga

TEXTO DE ANDRÉ MATOLA, EM PARIS

FOTOS DE CARLOS UQUEIO

A Cimeira Para Um Novo Pacto Financeiro Global, que entre quinta e sexta-feira última decorreu na capital francesa, Paris, com a presença de mais de 50 chefes de Estado e de Governo e do secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pode marcar o ataque mais musculoso às questões das mudanças climáticas, combate à pobreza e salvaguarda do planeta e a projecção de uma nova arquitectura financeira global.

O mote para a reunião de Paris foi a necessidade de se encontrar uma forma alternativa ao modelo de financiamento actual, ou seja, repensar o mecanismo de financiar as realidades transversais que o mundo está a viver.

O Primeiro-ministro moçambicano, Adriano Maleiane, que participou na cimeira em representação do Chefe de Estado, Filipe Nyusi, falou à imprensa moçambicana momentos depois do fim dos trabalhos, tendo dito que os participantes vincaram que há que fazer de tudo para que a pobreza diminua e o desenvolvimento continue.

Relacionado a isso, segundo Maleiane, há toda necessidade de se estudar a melhor forma para resolver a questão do serviço da dívida porque em muitos países está muito acima daquilo que é possível e “a consequência imediata disso é verificar-se o desvio do dinheiro, que podia ser usado para melhorar a educação, saúde e também mitigar, senão mesmo prevenir alguns casos possíveis dos efeitos de mudanças climáticas, para atender outras necessidades”.

Foi consensual, entre os participantes a necessidade de se rever como é feita a transição para novas fontes de energia limpa. Neste quesito, Maleiane recordou que vários países, incluindo Moçambique, “já fizeram muitos investimentos na base de energia de combustíveis fósseis”. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana