Nacional

Cidadãos portugueses e sul-africanos foram os mais contratados em 2014

As estatísticas do Ministério do Trabalho (MITRAB) indicam que os cidadãos de nacionalidade portuguesa e sul-africana foram os mais contratados em 2014, pelas várias empresas que operarem nas diversas áreas de actividade em Moçambique.

Um comunicado do MITRAB mostra que durante o período referido foram contratados para trabalhar em Moçambique 3.709 cidadãos portugueses, em diferentes especialidades.

Os sul-africanos ocupam a segunda posição, com 2.859 contratos e cidadãos de nacionalidade indiana ocupam a terceira posição com 1.993 contratos, que corresponde a 11,5 por cento.

Em termos percentuais, o MITRAB concluiu que os cidadãos portugueses que vieram trabalhar em Moçambique no ano passado situaram-se em 21,4 porcento do global, que foi de 17.330 expatriados, contra os 16.5 porcento de trabalhadores que foram contratados a partir da República da África do Sul (RAS)”, refere o MITRAB.
Destaca-se também a presença de cidadãos de nacionalidade chinesa, com 1.698 trabalhadores, cifra que corresponde a 9,8 por cento do total de cidadãos estrangeiros que procuraram emprego em Moçambique no ano findo.

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo