Nacional

Cidadãos envenenados escapam à morte em Macate

Quarenta e três pessoas escaparam recentemente a morte depois de envenenadas no posto administrativo de Chissassa, distrito de Macate, província de Manica.

O caso deu-se quando um grupo de cidadãos consumiu maheu supostamente envenenado por um cidadão oriundo do distrito de Buzi, na província de Sofala.

Informações em nosso poder, fornecidas pela Polícia da República de Moçambique (PRM) em Chimoio, indicam que as quarenta e três pessoas tiveram diarreias fortes acompanhadas de vómitos. Escaparam graças à pronta intervenção da senhora que fabricou o referido maheu.

De acordo com a mesma fonte, quando a senhora (fabricante) notou sintomas anormais nos seus clientes recorreu à chamada medicina tradicional, administrando seiva de folhas de uma planta nativa .

O incidente ocorreu quando um grupo de pessoas prontificou-se a trabalhar numa machamba em troca de maheu. A proprietária da referida machamba, por sinal dona do maheu, deslocou-se ao campo para fiscalizar o trabalho, tendo deixado um menor de doze anos para controlar a bebida. Enquanto outros trabalhavam, um dos trabalhadores desapareceu da machamba e dirigiu-se à casa onde estava a bebida. Chegado ao local mandou o referido menor comprar alguns bens na periferia.

Foi nesse instante que o indivíduo terá introduzido veneno no recipiente que continha maheu que depois foi consumido por quarenta e três pessoas após a jornada laboral..

Despoletado o caso, iniciou um trabalho de investigação que culminou com a detenção dum cidadão oriundo do distrito de Buzi. O mesmo foi visto por alguns vizinhos quando metia algo estranho no recipiente contendo a bebida. São desconhecidas as causas que levaram aquele cidadão a praticar o acto considerado homicídio frustrado.

Uma equipa conjunta da Polícia e especialistas do sector da Saúde trabalha no terreno para esclarecer o sucedido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo