Artes & Letras

Kika Materula em digressão na África do Sul

A cantora moçambicana Kika Materula vai participar e representar o país durante o mês de Março, na Kwazulu Natal Philharmonic Orchestra, em Durban.

Oboísta, Kika Materula que é Directora Artística do Projecto Xiquitsi- Música Clássica para todos (Moçambique ) e membro da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música (Portugal), vai participar em oito concertos com a orquestra de Kwazulu Natal.

Salientar  que são muito poucos os Moçambicanos que se destacam na área de Música Clássica e com uma carreira internacional. O convite para a participação no Kwazulu Natal abre mais possibilidades de intercâmbios entre Moçambique e África do Sul, no âmbito da Música Clássica. Aliás, está prevista a participação de seis músicos sul-africanos na “Temporada de Música Clássica de Maputo”, a decorrer em Maio e Agosto.

 O banco  Moza tem um endossmente com a cantora e está orgulhosa de apoiar este valor da cultura moçambicana. 

A Orquestra Filarmônica de KwaZulu-Natal  é considerada como a principal orquestra de África. Composta por mais de 70 músicos profissionais a tempo inteiro oriundos de mais de 20 países, a Orquestra ganhou ao longo dos últimos 30 anos, a reputação de excelência e inovação entre as orquestras sul-africanas.

 Eldevina Materula, também conhecida por Kika Materula, iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade na Escola Nacional de Música de Maputo (Moçambique).

Em 1995, em Portugal, dá continuidade aos seus estudos musicais e tem o seu primeiro contacto com o oboé. Terminou a sua licenciatura na ESML na classe do Prof. Andrew Swinnerton (oboé), e Prof. Olga Prats (Música de câmara). Na Malmö Academy of Music. Terminou a sua Pós-Graduação na classe do professor Bjorn Carl Nielsen.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo