Início » Chuvas durante fim-de-semana agravam prejuízos

Chuvas durante fim-de-semana agravam prejuízos

Por admin

As chuvas intensas previstas para este final de semana poderão agravar a já precária situação da cidade de Maputo e não só, que ainda não se conseguiu refazer 

totalmente dos prejuízos das enxurradas da última terça-feira.  

 A preocupação dos governantes em relação à cidade de Maputo deve-se sobretudo à prevalência da saturação dos solos e à erosão gerada pelas últimas chuvas, o que poderá resultar no agravamento do cenário das inundações nos bairros periféricos e novos desabamentos de casas em razão do aprofundamento das crateras abertas.

Com relação às chuvas, a Ministra da Administração Estatal, afirmou que um total de 16 distritos da zona sul do país poderá registar entre sexta-feira e segunda-feira chuvas em regime moderado a forte.

“Solicitamos atenção da população para tomar as medidas de precaução face à possibilidade da ocorrência de inundações localizadas, particularmente nos bairros de Maxaquene, Mafalala, Urbanização, Polana Caniço, Ferroviário, entre outros e de erosão de solos nas encostas”, alertou.

Um alerta lançado semana finda pelo Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) dá conta da ocorrência de aguaceiros e chuvas em regime moderado a forte (30 a 50 milímetros em 24 horas) acompanhadas de trovoadas para toda a zona sul do país.

Porém, nos distritos de Magude, Moamba, Boane e Manhiça, em Maputo, Mapai, Chicualacuala, Chigubo, Massingir, Chibuto, Guijá, Xai-Xai e Bilene, em Gaza, e Mabote, Homoíne, Panda e Funhalouro, em Inhambane, as chuvas deverão ocorrer em regime muito forte, o que significa mais de 75 milímetros em 24 horas. A maior intensidade deverá ter-se registado de ontem até hoje.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana