Início » Chuva devasta 2500 hectares de culturas diversas em Tambara

Chuva devasta 2500 hectares de culturas diversas em Tambara

Por admin

Mais de dois mil e 500 hectares de culturas diversas foram devastadas pelas chuvas no distrito de Tambara, a norte da província de Manica. Estima-se em três mil 614, o número de pessoas que viram suas machambas arrasadas pelas águas.

Grandes partes dos campos atingidos pelas águas localizam-se nas zonas ribeirinhas do rio Zambeze, o maior curso de água que atravessas aquela região de Manica. O aumento do caudal do gigante Zambeze deixou submersos alguns campos de produção de cereais, hortícolas, tubérculos e outras culturas nativas.

O chefe dos serviços de Agricultura na direcção provincial de Agricultura e Segurança Alimentar em Manica, Zacarias Muzaja, que revelou o facto ao nosso jornal, confirmou a ocorrência e explicou que os estragos sucederam nas margens do rio Zambeze onde extensas áreas contendo diversas culturas são dadas como perdidas. A nossa fonte referiu que do levantamento feito conclui-se que os produtores carecem de apoio urgente. Tais necessidades estão calculadas em uma tonelada de milho, igual quantidade de rama de batata-doce, 157 de feijão vulgar, quatro quilograma de repolho, cinco de tomate e dez quilogramas de cebola e couve.

Até ao momento a sua instituição dispõe apenas de semente de hortícolas. Espera-se pelo abrandamento da chuva para se proceder o lançamento da semente à terra. Aquele chefe explicou ainda que esforços estão em curso para aquisição de mais semente, principalmente de milho e outros cereais.

Questionado se a situação não poderá contribuir para ocorrências de bolsas de fome naquele distrito, o nosso entrevistado respondeu explicando que a população do distrito de Tambara tem áreas de produção nas margens do rio Zambeze, mas também cultiva em zonas seguras como é o caso de Búzua e em Nhacafula, concretamente em Casado. Estas regiões têm boa produção porque estão fora do risco de inundações.

Em Nhacafula, Búzua e Casado a produção está ser feita numa área calculada em 21.718 hectares de culturas diversas e espera-se que espera-se produzir 38.789 toneladas de produtos diversos na presente campanha agrária.

Com esses números, Zacarias Muzaja acredita que não haverá bolsas de fome porque ainda existe reserva alimentar da época finda.

Existe comida suficiente. A população também tem consciência do perigo. Quando produzir faz em duas regiões. Zonas baixas do Zambeze e seca. Quando há seca aproveita a humidade das margens e consegue boa produção. Quando a situação é contrária (inundações) socorre-se da parte alta. Portanto, está tudo acautelado e não teremos problemas”, garantiu a nossa fonte.

Com a excepção de Tambara, os onze distritos da província de Manica não registam chuvas a sensivelmente duas semanas. Esta ligeira calma faz com que algumas actividades como reabilitação das vias de acesso e a reconstrução de outras infra-estruturas destruídas pelas intempéries ocorram sem muitas interrupções.  

Domingos Boaventura

mingoboav@gmail.com

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana