Início » Chume exorta juventude a construir cidadania

Chume exorta juventude a construir cidadania

Por Jornal domingo

O Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, diz que a construção de uma cidadania responsável exige que cada jovem moçambicano se reconheça como parte integrante do projecto nacional, assumindo, com equilíbrio, os seus deveres e direitos.

Chume falava hoje na sessão das jornadas científicas estudantis da Faculdade de Ciências Sociais e Filosofia, subordinado ao tema “Forcas Armadas de Defesa de Moçambique e Juventude. O legado da Libertação na Construção da Paz e Cidadania Activa”.

Conforme explicou é fundamental que a juventude actue de forma unida, independentemente do seu estrato identitário, cultivando valores de patriotismo, disciplina e respeito pela lei, como pilares para a preservação da paz e a promoção da prosperidade.

Sublinhou que a juventude sempre teve um papel crucial em todas as esferas com vista ao desenvolvimento do país. Falou da perspectiva histórica da construção do Estado moçambicano destacando, desde sempre, o papel da juventude.

“Durante o processo de descolonização, jovens de diversos estratos sociais organizaram-se em movimentos associativos, buscando um pensamento único sobre a identidade e sociedade que se pretendia.

Nesta fase, mobilizaram-se para identificar o problema comum, que era o regime colonial, disseminando o pensamento de unidade nacional baseado na pluralidade de identidades: étnica, cultural, religiosa e linguística”, explicou.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana