Nacional

Chitima terá água potável até 2013

Chitima, a vila-sede do distrito de Cahora Bassa, na província de Tete, terá água potável até ao próximo ano. A garantia foi dada pelo Presidente do PCA da Hidroeléctrica 

de Cahora Bassa (HCB), Paulo Muchanga, no acto de assinatura de um Memorando de entendimento envolvendo a empresa que dirige e duas mineradoras locais, designdamente a Gindall e a ENPC.

A assinatura deste memorando foi testemunhado pelo Presidente da República Armando Guebuza que, na ocasião, destacou o importante trabalho que as empresas, sobretudo a HCB, tem desenvolvido no âmbito de acções de responsabilidade social e corporativa.

A população de Chitima vive presentemente perante o drama de consumir água imprópria, porque o leito do rio seca ao longo de todo ano.

No ano passado, a HCB fez um estudo de viabilidade na perspectiva de desviar parte do leito da albufeira para fornecimento de água à população, tendo depois interessado outros parceiros na implementação de um projecto que prevê a construção de uma estação de tratamento e bombagem de água, de modo a que cada residente da vila-sede do distrito de Cahora Bassa possa ter água a  partir do próximo ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo