Início » Chibuto em cooperação com município da China

Chibuto em cooperação com município da China

Por Jornal domingo

A cidade de Chibuto, em Gaza, vai contar a partir dos próximos tempos, com equipamento de tratamento de resíduos sólidos, no âmbito de um acordo de cooperação institucional, que se encontra na fase de conclusão de elaboração para sua posterior assinatura, com o município chines de Guiyang, capital da província de Guizhou.
Segundo o edil de Chibuto, Henrique Machava, o acordo poderá incluir, igualmente, as áreas de educação, energia renovável e fornecimento de veículos.

“Este acordo surge no quadro das estratégia da edilidade, de exploração de  soluções sustentáveis para promoção do desenvolvimento da urbe e sua gente”, explicou Machava, ontem, no quadro das celebrações dos 54 anos de elevação à categoria de cidade.
De acordo com o edil, futuramente, esta parceria entre as duas cidades poderá ser ampliada para as áreas  mineira, agrícola, pecuária e pesqueira.

“A iniciativa propicia a troca de experiências e oportunidades comerciais, com possibilidade, por exemplo, para a instalação de empresas chinesas de diversos ramos de actividades, ao nível da nossa cidade, com benefícios mutuos”, explicou Machava.
Enquanto isso, no quadro de gemelagem com outras cidades do mundo, Chibuto recebeu do município de Amares, em Portugal, uma ambulância, diversos kits de medicamento e material médico cirúrgico.

Ao nível interno, a edilidade está negociar com a empresa chinesa Dieng Sheng, responsável pela produção e exportação de areias pesadas, para partilha da água do furo que recentemente construiu, na aldeia de reassentamento da população retirada das áreas onde decorre a mineração, para o resto da cidade, onde a crise de falta do precioso líquido é uma realidade.

“Estamos a trabalhar com a empresa Dieng Shem Minerais e Águas da Região do Sul, AdRS, para que o sistema de abastecimento de água, construído pela empresa chinesa,  seja explorada de forma conjunta e com ganhos mútuos”-explicou Machava.

Entre as partes, permitindo que os nossos munícipes tenham acesso a água em tempo útil e permanentemente”, disse Machava.
O município de Chibuto enfrenta sérios problemas de ordem financeira para garantir o provimento dos serviços sociais básicos.

A queda de receitas próprias, devido a recusa dos munícipes de pagar taxas e impostos, depois durante e tempos depois das manifestações violentas,  demora da transferência  de fundos do Estado, para rubrica de investimento e serviços, são apontadas como factores que estão na origem da situação atrás mencionada.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana