TEXTO DE REGINA NAETE
Vias de acesso em condições precárias, falta de iluminação, posto policial e de serviços básicos, é a dura realidade de centenas de moradores do povoado de Chiboene, no distrito de Moamba, província de Maputo.
Em Chiboene, a sobrevivência tem sido um grande desafio, até porque os residentes do povoado não tem memória da vez que receberam alguma entidade, e após as manifestações póseleitorais os desafios multiplicaram-se.
Os moradores vivem à sua sorte, sem nenhum líder nem instância administrativa na sede do bairro. Deve ser por esta razão que os assaltos intensificaram-se, fazendo agora parte do quotidiano da gente local. Porque as habitações estão distantes uma da outra e com vários matagais, o cenário facilta as acções dos malfeitores.
Constantino Alfeu frequenta o bairro desde 2013. Adquiriu um terreno e está a construir naquela zona. A expectativa era de até 2023 pertencer àquele bairro, todavia, não conseguiu concretizar tal objectivo. Dentre vários desafios, a insegurança que lá se instalou constitui sua grande barreira. Leia mais…

