O distrito de Magude está isolado de diferentes pontos da província de Maputo, devido às cheias que se fazem sentir no país.
A população se ressente da falta de tudo e neste momento não há condições para prestar a assistência.
O Secretário de Estado na província de Maputo, Henriques Bongece, falando esta manhã, por ocasião da visita que a Primeira-ministra, Maria Benvinda Levi, efectua a esta parcela do país, pediu para que sejam alocados meios aéreos para levar comida às famílias sitiadas naquele distrito.
Sublinhou que a província de Maputo resgatou nos últimos dias 4 mil e 172 pessoas, com recurso a algumas embarcações e helicóptero e que neste momento, funcionam 28 centros de acomodação, com um total de 3 mil e 129 famílias.
A Primeira – ministra apelou para a intensificação do movimento de solidariedade mo sentido de assistir às vitimas e salvar as pessoas que neste momento precisam de apoio, salientando que cerca de 500 mil pessoas foram afectadas.
“A onda de solidariedade deve ser de cada um de nós. É importante que em cada um de nós se coloque na posição daquelas pessoas que perderam tudo, e se pergunte a si próprio se eu estivesse naquela posição o que eu gostaria que os outros fizessem por mim”, disse acrescentado que: “o pouco que a gente poder dar vai ser muito para quem perdeu tudo”.

