O Presidente da Republica, Daniel Chapo, defendeu que a Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (AP – CPLP), não seja apenas um fórum de reflexão, mas um verdadeiro espaço de decisões transformadoras, de compromissos renovados e de acção solidária entre os países membros e os seus povos.
O Chefe do Estado moçambicano, que falava esta manhã, em Maputo, na abertura da XIVa Sessão Ordinária da AP – CPLP reiterou o compromisso de Moçambique com os objectivos colectivos da comunidade, centrados no desenvolvimento económico, promoção do investimento e na concertação de posições em fóruns multilaterais. “Acreditamos no poder da cooperação entre os nossos países como alavanca para o progresso compartilhado”, destacou.
Disse acreditar igualmente na força da diversidade cultural como fonte de riqueza e reafirmou a abertura do Estado Moçambicano no fortalecimento dos mecanismos de diálogo, solidariedade e acção conjunta que possam contribuir para o bem-estar dos povos.
“Sigamos juntos, com determinação e visão, no caminho do entendimento, do progresso partilhado e da solidariedade lusófona, pela paz e cidadania na CPLP. Que esta Assembleia Parlamentar da CPLP seja lembrada como um momento de convergência, entre povos irmãos e parlamentares irmãos, onde as diferenças enriqueceram o debate e onde a vontade de servir falou mais alto que qualquer interesse particular”.
213
Artigo anterior