Início » Celebrado Dia Mundial da Saúde

Celebrado Dia Mundial da Saúde

Por Idnórcio Muchanga

A Organização Mundial da Saúde celebrou, no passado 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde, sob o lema “o nosso planeta, a nossa saúde”.

O dia serviu para recordar a ligação intrínseca entre o Planeta e a saúde do Homem, uma vez que, à medida que as Doenças Não Transmissíveis (DNT) e as infecciosas aumentam, verifica-se também uma incidência crescente das doenças relacionadas com o clima.

Por via disso, neste ano, a data que coincide também com o dia da Organização da Saúde (OMS) foi marcada por apelos ao reforço da agenda mundial das mudanças climáticas na saúde.

O alerta surge em decorrência, nos últimos anos, das alterações climáticas que têm vindo a manifestar-se com o aumento das temperaturas, a subida dos níveis do mar, as mudanças no regime das chuvas e as condições meteorológicas extremas mais frequentes e mais graves, o que, segundo a OMS, afecta também a saúde humana.

O impacto imediato destes eventos tem sido a sobrecarga dos serviços públicos essenciais e de infra-estruturas, tendo como consequências desafios enormes na satisfação das necessidades básicas da população em serviços sociais essenciais, incluindo água e saneamento do meio. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana