Chama-se Cecília Mabote Zitha, uma vendedeira de 62 anos que transformou a sua viatura num estabelecimento comercial para alavancar e dinamizar o seu negócio, pois é dele que garante a sua sobrevivência.
Entretanto, além de servir de “mercearia”, usa a viatura para transportar produtos alimentares e abastecer vários mercados da província e cidade de Maputo.
Residente na Matola, Cecilia Zitha é comerciante há sensivelmente 40 anos.
Contou que antes de desenvolver o actual negócio, vendia lenha e carvão. Com o valor que arrecadado, apostou na comercialização de roupa usada, vulgo “calamidade” no Mercado Xipamanine. Esta actividade rendeu o suficiente para sustentar os seus filhos e para que comprasse uma viatura, que também serviu de base para o seu comércio. “Com o dinheiro da calamidade comprei um camião”, e nunca mais parou!
Os seus negócios seguiram então o rumo de venda de produtos alimentares, cujos lucros permitiram que adquirisse mais duas viaturas, que são “estacionadas” em diferentes pontos de Maputo. “Tenho três carros, dos quais dois estão com os meus filhos a fazerem o mesmo trabalho”. Leia mais…

