Nacional

Moçambique e Singapura estreitam relações comerciais

O ministro moçambicano da Indústria e Comércio, Max Tonela, e o seu homólogo do Singapura, assinaram semana passada um acordo sobre a promoção e protecção recíproca de investimentos entre os dois países.

Max Tonela visitou Singapura para participar no Fórum Ministerial de Troca de Experiências entre aquele país e outros dez da África Subsariana, que decorreu sob o lema “Singapura e África: Parceria para o Desenvolvimento Sustentável.

O instrumento rubricado deverá permitir a criação de condições favoráveis para dinamizar a cooperação económica e comercial e de investimentos entre os dois países, sendo que este acordo é o vigésimo oitavo entre os dois Estados.

Segundo apurou o nosso jornal, o acordo irá impulsionar o fluxo e protecção reciproca de investimentos e respectivos investidores para Moçambique e o Singapura.

Os Acordos de Promoção e Protecção Recíprocas de Investimentos (APPRIs) são instrumentos legais vinculativos que as partes subscrevem com vista ao estabelecimento de condições de promoção e protecção reciproca de investimentos entre países.

Ainda no quadro da reunião entre o Singapura e os dez países africanos presentes no evento (Africa do Sul, Botswana, Cabo verde, Costa do Marfim, Etiópia, Gana, Maurícias, Moçambique, Tanzânia, Uganda e Zimbabwe) teve lugar um seminário de negócios.

O fórum foi aberto pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da Singapura, Vivian Balakrishnan, que destacou a importância das parcerias entre os países na implementação da agenda dos objectivos de desenvolvimento sustentável, adoptada pela Nações Unidas em 2015.

Durante a sua intervenção, o chefe da diplomacia do Singapura reconheceu que “não existiam modelos universais que sirvam para todos os países, daí que urge a necessidade de troca de ideias e experiências sobre as formas de se alcançar um desenvolvimento sustentável”.

O governante defendeu que para esse fim deve haver cada vez mais interacção de modo a se ultrapassar os diferentes desafios e encontrar soluções para os diversos segmentos, sendo que o investimento no capital humano é de capital importância.

Os participantes ao fórum visitaram e interagiram com diversas instituições e organizações, entre as quais destacam-se a Academia da Aeronáutica Civil, Colégio Central de Formação Tecnico-Profissional, Barragem e Centro de Tratamento de Agua, Centro do Planeamento Urbano.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo