Início » Cárie dentária afecta crianças

Cárie dentária afecta crianças

por admin

O Ministério da Saúde indica que a cárie dentária é um dos principais problemas de saúde que afectam a criança em idade escolar no País devido, principalmente, à falta de observância de medidas de prevenção.

Esta situação culmina muitas vezes com a extracção dos dentes devido à ida tardia dos pacientes à unidade sanitária, conforme revelou Elénia Macamo, directora nacional adjunta de Assistência Médica do Ministério da Saúde.

De acordo com Elénia Macamo, que falava recentemente, na cerimónia de lançamento da “Campanha Nacional de Saúde Oral das Escolas”, que este ano teve lugar na Escola Primária Completa de Namicopo 2, na cidade de Nampula, o problema da cárie dentária é muito preocupante e acarreta elevados custos ao Estado, devido à necessidade de adquirir medicamentos para o seu tratamento.

“É necessário que a população observe as medidas de prevenção, uma das quais passa por escovar os dentes três vezes ao dia e após as refeições. O dinheiro que está a ser usado na compra de medicamentos pode servir para construir mais escolas, hospitais, entre outros”, disse Elénia Macamo.

Durante a cerimónia, que teve como lema “Tudo começa aqui. Boca saudável. Corpo saudável” e que contou com o apoio da operadora de telefonia móvel Moçambique Celular (mCel), foram ministradas palestras sobre saúde oral e realizadas consultas gratuitas de estomatologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, para além da doação de sangue e administração de vacinas às crianças.

Para a mcel, que apoia esta iniciativa há cinco anos, a “Campanha Nacional de Saúde Oral nas Escolas” constitui uma forma de providenciar melhores condições de saúde para as crianças e à sociedade, no geral.

Ao associar-se a esta campanha, a mcel “mostra o seu cometimento na prevenção de doenças periodontais, que são um problema de saúde pública que requer muita atenção por afectar grande parte da população, em particular as crianças, influenciando negativamente o seu bem-estar e a qualidade de vida”, explicou Amílcar Zita, director Regional Norte da mcel.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana