Nacional

Calor intenso hoje no sul e chuva na terça-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê temperaturas altas a variar entre 35 a 37 graus célsius, entre hoje, domingo, e amanhã, segunda-feira, nas regiões Sul e Centro do país, enquanto na zona Norte as temperaturas rondarão entre 27 a 32 graus.

 

Segundo o INAM, haverá mudança de temperatura a partir da noite desta segunda-feira. Contudo, prevê-se nas regiões Sul e Centro a ocorrência de chuvas na próxima terça-feira de regime moderado e localmente forte. Entretanto, o Norte, que nos últimos dias conheceu um abrandamento de chuva, poderá voltar a tê-la a partir desta semana, mas de forma intercalada.

Desidratação

Nos dias quentes, como o de hoje, o corpo precisa de libertar calor por meio do suor para manter a temperatura corporal, eliminando água e sais minerais. De acordo com os nutricionistas, sem a quantidade de água e sais minerais necessários, a pessoa fica com o metabolismo comprometido, podendo sofrer lesões musculares, tonturas, cãibras, diminuição do desempenho físico, menor disposição e dificuldades de concentração.

A sede é um sintoma tardio de falta de água e significa que o nosso corpo já está a sofrer uma pequena desidratação. Por isso, é recomendado beber água aos poucos durante o dia, antes que a sede apareça.

Uma dica para saber se o seu corpo precisa de líquido ou não é a urina. Se for à casa de banho e perceber que a urina está com cor escura e odores fortes, se acautele porque está a beber pouca água. A urina deve estar bem clara, quase transparente.

Hoje, beba água aos poucos durante todo o dia para evitar desidratação e evite ficar ao Sol sem a devida proteção.  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo