Início » Café desperta Serra da Gorongosa

Café desperta Serra da Gorongosa

Por Idnórcio Muchanga
  • Em 2021, comunidades locais obtiveram a cifra de 109 toneladas de café em grão, contra 20 toneladas colhidas na fase do seu arranque

Mais conhecida pelas marcas deixadas pela instabilidade na zona centro, instigada por diferentes conflitos armados que ali tiveram lugar, a Serra da Gorongosa, no “coração de Sofala”, desperta com a chegada do café.

A implementação da produção sustentável de café constitui uma medida para mitigar os efeitos da desflorestação e pressão das alterações climáticas. Além de promover o agro-negócio, geração de renda, está igualmente a melhorar a segurança alimentar das famílias rurais da região.

O processo produtivo daquela cultura de rendimento está a trazer ganhos significativos na economia local e está integrada num programa de reflorestamento de uma das maiores áreas de conservação nacional.

Com efeito, são cada vez mais notáveis mudanças no panorama paisagístico da Serra da Gorongosa, com uma extensão de 30 quilómetros.

Os produtores têm conseguido melhorar as respectivas habitações a partir dos rendimentos obtidos do café, contribuindo para o emergir de novas zonas de comércio para venda de diversos produtos. Leia mais…

TEXTO DE BENJAMIM WILSON
benjamim.wilson@snoticicas.co.mz

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana