Início » Buracos rebentam estradas da Beira

Buracos rebentam estradas da Beira

Por admin

As estradas da cidade da Beira, capital da província de Sofala, estão tomadas por buracos de todos os tipos, modelos e tamanhos que transformam o piso asfaltado numa espécie de tabuleiro de “ntxuva”, um jogo tradicional, que se desenrola em bandeja ou canteiro crivado de orifícios.

Para cúmulo, o “festival” começa à saída do Aeroporto da Beira, que até é internacional, e, por isso, devia servir de cartão-de-visita da urbe, e lavra por quase todo o terreno, incluindo rotundas e demais praças. Mal se coloca o pé para lá do edifício aeroportuário para começar a enfrentar a dura realidade de buracos, buraquinhos e buracões, cada um mais fundo que o outro, que deixam qualquer mortal num profundo desalento. 

Do aeroporto em direcção à cidade, pela via que atravessa o bairro Manga-Mascarenha, há crateras no centro do pavimento, algumas das quais com pelo menos 30 centímetros de profundidade, o suficiente para reduzirem as viaturas que nelas “mergulhem” em cacos, sobretudo se se tratar de turismos.

Na via contrária, a que segue do aeroporto em direcção a pomposo bairro de Macuti, os buracos imperam exactamente nas “barbas” do Monte Verde, um dos mais badalados locais de diversão nocturna da cidade, e se espalham por todo o piso rumo ao Estoril, que é uma das áreas balneares da Beira.

A pausa acontece do Estoril até ao bairro da Ponta Gêa, passando pelo Hospital Central da Beira, mas, a ilusão se esgota quando o transeunte entende percorrer as vias transversais. Aqui ocorre a metáfora da “geleira”, que é linda por frente mas, por trás, pode estar repleta de teias de aranha, baratas e outros insectos mortos, e migalhas e ossadas arrastadas por ratos.

Voltando para a via de Manga-Mascarenha, nota-se que cada buraco é mais rechonchudo que outro, a ponto de alguns automobilistas, sobretudo camionistas, optarem por invadir quintais para trafegar por ali. Enquanto recolhíamos o presente material de Reportagem, parte da população desta zona rebelou-se e montou barricadas na via, mas, foi sol de pouca dura.

Depois de percorrer a via em direcção ao centro da cidade, a esquivar buracos que surgem “de rompante” aqui e ali, há que enfrentar aqueles que cercam a rotunda localizada em frente ao supermercado Shoprite, local que, por ironia, leva semáforos. A presença dos buracos naquele local até sabe a propositado, pois, dá a impressão de que visa obrigar a todos os automobilistas a respeitarem o sinal luminoso, tanto quando funciona, como quando está avariado.

Na parte velha da cidade, a chamada baixa, “o bicho pega”. É buraco aqui, ali, acolá, enfim. Impressionante é que alguns automobilistas locais também se surpreendem com as covas a ponto de imprimirem travagens bruscas de pouco efeito.

Como verdadeira praga, os buracos também roçam as cercanias das estâncias hoteleiras, instituições, empresas públicas e privadas. Na ampla avenida onde está localizado o edifício do Governo da Província de Sofala, de um lado, e a delegação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), do outro, há um buraco suficientemente capaz de quebrar ponteiras das mais robustas viaturas de tracção às quatro rodas. Em redor do Bulha-Shopping, idem.

Na estrada que separa a Escola Agostinho Neto e o Hotel Embaixador, um dos hotéis mais caprichados da cidade, as cavidades asfálticas são expressivas, incontornáveis a ponto de até em marchas nupciais serem capazes de provocar solavancos, dos bons. É daqueles locais onde até a pé se anda devagar, devagarinho. 

Porque o assunto ganha contornos que escapam ao controlo de tudo e todos, a praça onde está localizado o edifício-sede do Conselho Municipal também conta com o seu quinhão. Porém, como era de esperar, a edilidade tratou de “dar um jeitinho” usando areia com 15 por cento de cimento, como diz o vereador local para a Área de Construção e Urbanização, Albano António.

Onde os buracos pululam “à grande e à francesa” é na antiga Estrada Nacional Número Seis (EN6), que atravessa a zona industrial prenhe de armazéns. Devido ao intenso tráfego de camiões, o asfalto da era colonial simplesmente desapareceu e deu lugar a um piso de areia. Por outro lado, o tamanho dos buracos que por ali se enfileiram é tão enorme que condicionam a fluidez do trânsito, pior porque uns e outros camiões se empoçam na lama que disfarça os buracos e impedem a circulação dos demais. O ritmo de circulação faz lembrar uma pista de moto-cross, mas, em “camara lenta”.

Jorge Rungo

jrungo@gmail.com

 

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana