Início » Bairros da Matola beneficiam de energia

Bairros da Matola beneficiam de energia

Por admin

Cerca de 10 mil famílias residentes nos bairros de expansão, no município da Matola, na província de Maputo, vão beneficiar, dentro dos próximos seis meses, de energia eléctrica, no âmbito do projecto a ser implementado pela Electricidade de Moçambique, E.P (EDM), visando a electrificação daquelas zonas.

Os detalhes sobre a materialização deste projecto, iniciado em Boquisso, Matola Gare e Muhalaze, foram, na semana finda, revelados aos munícipes dos bairros Namatidzuana, Cobe, Mathlemele, entre outros, num encontro que contou com a participação do edil da Matola, Calisto Cossa, e o administrador da EDM para a Área de Distribuição e Serviço ao Cliente, Isaias Rabeca.

“Neste momento, a EDM já preparou os respectivos projectos de electrificação, estando agora a mobilizar recursos financeiros para a aquisição de materiais, alguns dos quais já se encontram no terreno prontos para o arranque dos trabalhos dentro de poucos dias”, conforme garantiu Isaias Vasco, momentos após o encontro realizado no bairro Namatidzuana.

De modo a imprimir uma maior celeridade na implementação deste projecto, o administrador da EDM para a Área de Distribuição e Serviço ao Cliente, explicou que a empresa seleccionou vários empreiteiros, que vão executar as obras em simultâneo: “A ideia é que cada bairro tenha um empreiteiro, para permitir que a primeira fase do projecto seja implementada o mais rápido possível, num espaço de seis meses”, frisou.

Nessa fase, a EDM prevê a construção de uma infra-estrutura básica, que consiste numa rede primária de média e baixa tensão e ainda de um posto de transformação para garantir a expansão da energia.

“O resto vai acontecer à medida que as populações forem criando condições para se beneficiarem da electricidade que vamos disponibilizar”, referiu Isaias Vasco Rabeca, acrescentando que “à medida que formos a estender a rede, as pessoas que estiverem perto dela vão beneficiar do projecto, na perspectiva de satisfazer a procura pela energia que tem se registado a um ritmo muito acelerado, razão pela qual a EDM está a dimensionar-se para responder à demanda”.

O encontro com a população, segundo explicou o edil da Matola, resulta do projecto de governação do Conselho Municipal, que contempla a electrificação da zona norte desta autarquia como uma das suas prioridades.

“Com base na parceria que nós temos com a EDM decidimo aproximarmo-nos junto dos munícipes para explicar os planos que a empresa e o Conselho Municipal têm para a electrificação dos bairros de expansão na Matola”, indicou Calisto Cossa.

Num outro desenvolvimento, referiu ser através desta explicação que os munícipes vão perceber que existe, de facto, uma preocupação e um trabalho que está a ser realizado para satisfazer as necessidades de energia e evitar situações de manifestações de populares nos escritórios da EDM, exigindo a electrificação.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana