Início » Bairro 5 quer escola secundária

Bairro 5 quer escola secundária

Por admin

Os residentes do bairro Cinco na cidade de Chimoio pediram, recentemente, à governadora da província de Manica, Ana Comoane, a construção de uma escola secundária local e a reabilitação

da Escola Secundária 7 de Abril, que dista a cerca de cinco quilómetros.

Estas preocupações foram apresentadas num comício popular organizado por ocasião da visita da governadora à cidade de Chimoio, acto inserido no quadro do acompanhamento do grau das realizações do Plano Económico e Social do governo daquela cidade.

Na ocasião, os residentes começaram por elogiar os esforços do governo na luta contra a pobreza, tendo mencionado vários acontecimentos de vulto, como o abastecimento de água, expansão da rede sanitária, combate à criminalidade, entre outras dificuldades que no passado constituíam problema para a população.

Apesar deste reconhecimento, os munícipes disseram que ainda persistem algumas dificuldades que tentam anular esses esforços. Joana  Viagem, uma das residentes do bairro Cinco, referiu que a falta de um estabelecimento de ensino secundário no seu local de residência preocupa os moradores. As crianças, debaixo de todos riscos, percorrem distâncias à procura duma escola para completarem a 12ª classe.

“ As nossas crianças completam a 7ª classe aqui no bairro e não têm outra saída. A única escola que temos fica no bairro 7 de Abril e são cerca de cinco quilómetros de distância. E esse estabelecimento de ensino precisa de uma reabilitação. Mas queremos uma escola, reservamos terreno na zona de expansão, o que queremos é apoio na construção. Nós moradores estamos dispostos a dar a nossa contribuição para acabar com o problema” disse Viagem.

Adiante referiu que os estudantes são obrigados a recorrer aos transportes de passageiros, vulgo chapa cem, sendo que alguns pais e encarregados de educação não têm condições para suportar essas despesas, durante todo o ano lectivo, o que tem contribuindo para o abandono das aulas por parte dos estudantes.   

A reabilitação das vias de acesso foi um outro ponto forte que mereceu atenção por parte dos munícipes.  Quem subiu ao pódio para falar desta preocupação foi Joaquim Ernesto, também residente daquele bairro. Ele disse que a degradação das vias de acesso, principalmente a que liga a sua áreas de residência  com o bairro Chissiu, local onde se encontra uma das unidades sanitárias preferida por aqueles moradores, tem dificultado a vida da população, principalmente na época chuvosa. 

Explicou que naquela rua existem um rio, Muenedzi, que separa os dois bairros. Quando chove, devido o aumento do caudal do mesmo, a transitabilidade tem sido dificílima, chegando a interromper a comunicação rodoviária entre essas zonas e perigar a vida dos munícipes.

Como solução, os  munícipes pedem a construção duma ponteca para permitir que as pessoas e bens circulem com normalidade em qualquer época do ano.

Caso contrário, o drama será o mesmo principalmente com as chuvas que se avizinham. “ Quando chove temos passado mal. Nós os moradores do bairro Cinco não podemos atravessar para outra margem assim como os de lá para cá. E do outro lado é onde existe hospital que recebe pacientes destes bairros. Queremos uma ponte, senhora governadora” solicitou Joaquim Ernesto.

Ernesto sublinhou igualmente a necessidade de se reabilitarem as ruas que dia após dia se apresentam em avançado estado de degradação em consequência da erosão que teima em engolir algumas rodovias daquele bairro. 

Respondendo a estas e outras preocupações, a governadora da província de Manica considerou as preocupações apresentadas pela população como legítimas.

 “Nas vossas intervenções conseguimos notar que estamos a crescer. A capacidade de identificar o que é bom e o que é mau leva-nos a chegar a essa conclusão. E isso é sinónimo de desenvolvimento dum povo. Afinal, um povo que não se interessa pelo seu sucesso não consegue notar estas diferenças, disse Comoane para depois garantir que “os problemas apresentados foram registados e levamos como trabalho para casa. Em tempo oportuno terão a devida resposta”.

Para além do comício popular, durante a visita de dois dias, a governadora de Manica visitou várias infra-estruturas socioeconómica com destaque para as obras de construção de salas de aulas da Universidade Pedagógica, (UP), delegação de Chimoio, localizadas no bairro Heróis moçambicanos.   

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana