DestaqueNacional

BAD apoia mitigação das mudanças climáticas

Um total de 47 milhões de dólares norte-americanos é o montante a ser desembolsado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para financiar projectos de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em 10 distritos das províncias de Inhambane, Gaza e Maputo.

A iniciativa insere-se no âmbito do Projecto Seguro Climático, Financeiro e Resiliência a ser executado pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD).

Com efeito, foi lançado, semana finda, no povoado de Mavume, distrito de Panda, província de Inhambane, o programa de construção de infra-estruturas para a retenção de água para consumo humano, abeberamento de animais, irrigação de campos agrícolas e saneamento do meio. Serão construídos 20 sistemas multifuncionais de abastecimento de água em zonas sem-áridas.

O programa inclui também iniciativas nas áreas de agro-processamento, treinamento e transferência de tecnologias. No total serão beneficiadas cerca de 500 mil pessoas residentes nas zonas áridas e semi-áridas dos distritos de Moamba, Marracuane e Magude, na província de Maputo, Guijá, Massangena, Chicualacuala e Mapai, em Gaza, Panda, Funhalouro e Mabote, em Inhambane.

Neste contexto, espera-se que cerca de 375 mil metros cúbicos de água passem a ser colectados anualmente em 15 reservatórios escavados com capacidade de 25 mil metros cúbicos cada, nos 10 distritos abdangidos. Leia mais…

TEXTO DE VICTORINO XAVIER

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo