Início » BAD apoia mitigação das mudanças climáticas

BAD apoia mitigação das mudanças climáticas

Por Idnórcio Muchanga

Um total de 47 milhões de dólares norte-americanos é o montante a ser desembolsado pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) para financiar projectos de mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em 10 distritos das províncias de Inhambane, Gaza e Maputo.

A iniciativa insere-se no âmbito do Projecto Seguro Climático, Financeiro e Resiliência a ser executado pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD).

Com efeito, foi lançado, semana finda, no povoado de Mavume, distrito de Panda, província de Inhambane, o programa de construção de infra-estruturas para a retenção de água para consumo humano, abeberamento de animais, irrigação de campos agrícolas e saneamento do meio. Serão construídos 20 sistemas multifuncionais de abastecimento de água em zonas sem-áridas.

O programa inclui também iniciativas nas áreas de agro-processamento, treinamento e transferência de tecnologias. No total serão beneficiadas cerca de 500 mil pessoas residentes nas zonas áridas e semi-áridas dos distritos de Moamba, Marracuane e Magude, na província de Maputo, Guijá, Massangena, Chicualacuala e Mapai, em Gaza, Panda, Funhalouro e Mabote, em Inhambane.

Neste contexto, espera-se que cerca de 375 mil metros cúbicos de água passem a ser colectados anualmente em 15 reservatórios escavados com capacidade de 25 mil metros cúbicos cada, nos 10 distritos abdangidos. Leia mais…

TEXTO DE VICTORINO XAVIER

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana