Início » Avenidas de Maputo reabilitadas este ano

Avenidas de Maputo reabilitadas este ano

Por admin

As principais avenidas do centro da cidade de Maputo vão beneficiar de obras de reabilitação, ao longo do primeiro semestre do presente ano, esperando-se que se desenvolva um intenso trabalho no domínio das infra-estruturas municipais.

Deverão ter lugar, este ano, as obras de reabilitação das avenidas “10 de Novembro”, “Angola”, “Samora Machel”, “Eduardo Mondlane”, “24 de Julho”, “Guerra Popular” e do “Trabalho”.

No lote 10 do plano de 2016, destaque vai para a manutenção periódica de todas as ruas do Bairro do Jardim, no Distrito Municipal de KaMubukwana, enquanto no lote 11, as intervenções incidirão sobre as vias dos bairros da “Polana” e “Malhangalene”.

A edilidade planeou para o presente ano executar ainda obras de manutenção de estradas não pavimentadas dos distritos de “KaMavota”, “Nhlamankulu”, “KaMubukwana” e “KaTembe”.

Como actividades de impacto para 2016, será desenvolvida a fase 3 no Cemitério de Michafutene, em Marracuene, bem como a finalização das obras da Estrada Circular, designadamente na secção 1, entre o Hotel Radisson e a Costa do Sol, na secção 2, da Costa do Sol até Chiango, assim como na secção 3, de Chiango até o Zimpeto.

Estão previstas as conclusões das obras da Avenida Cardeal Dom Alexandre, no Distrito Municipal KaMavota, da Avenida Julius Nyerere, da Avenida Amaral Matos, das ruas de Zundap e Zambeze, no bairro de Chamanculo, bem com da Rua Cândido Mondlane.

As obras do ambicioso projecto de construção da Ponte Maputo-KaTembe conhecerão, ao longo de 2016, um avanço significativo, cuja empreitada se estenderá até 2017.

Estão inclusos dois lotes para a reparação de passeios na cidade, tendo um a extensão de sete quilómetros e outro com uma extensão de cinco quilómetros. Os passeios a serem reabilitados localizam-se nas avenidas “24 de Julho”, “Mao Tsé Tung”, “Kenneth Kaunda”, “Albert Lithuli”, “Filipe Samuel Magaia” e “Salvador Alende”.  

Estão previstas as pavimentações da Rua da Malhangalene, no troço que liga ao Mercado Carimo, no Distrito de KaMaxakeni, bem como das ruas principais do Bairro do Bagamoio e a Rua da Paz, no Distrito Municipal de KaMubukwana.

O Conselho Municipal de Maputo pretende ainda trabalhar nos planos de pormenor com vista a requalificação das avenidas “Joaquim Chissano”, “Acordos de Lusaka” e “FPLM”.

Serão concluídas, ao longo do ano de 2016, as obras de melhoramento de vias de acesso que estão a ter lugar no bairro George Dimitrov, nos arredores da cidade de Maputo.

MERCADOS E PLANEAMENTO URBANO

Consta do plano de 2016, no domínio dos mercados, desenvolver a estratégia de gestão dos mercados e feiras, com destaque para a feira de artesanato, mobiliário e cestaria, na zona da Costa do Sol, assim como as obras da segunda fase do Mercado Grossita de Zimpeto.

A edilidade tem previsto intervenções para a reabilitação dos sanitários públicos e se espera que esteja a funcionar em pleno o novo Mercado do Peixe.

Em relação ao planeamento urbano e ambiente, será dado o prosseguimento a implementação do Plano de Estrutura Urbana do município e a elaboração dos planos parciais de urbanização.

O Conselho Municipal de Maputo planificou ainda dar continuidade a implementação do Plano Geral de Urbanização da KaTembe e os respectivos planos parcial e de pormenor.

De forma destacada será dado prosseguimento à implementação dos planos traçados para o “Zimpeto”, “Magoanine” A, B e C, “Albazine”, “Ferroviário”, “Laulane”, “3 de Fevereiro”, “Maxaquene A” e “KaNhaka”.

Vai ainda ser Implementada a estratégia de intervenção integrada em assentamentos informais, dentro do programa de melhoramento dos bairros, o qual passa pela regularização massiva de “DUATs”.

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana