Nacional

Avenida do Trabalho em recuperação

A Avenida do Trabalho está a beneficiar de obras de emergência com vista a melhoria das condições de transitabilidade, mais concretamente junto do Mercado Municipal da Malanga, na cidade de Maputo.

A referida via apresentava o colector de águas pluviais obstruído, contribuindo para que as condições de drenagem se deteriorassem e, consequentemente, degradassem da via.

Presentemente, está a ser colocada uma nova conduta para a canalização das águas pluviais, esperando-se que, dentro de três semanas, os trabalhos fiquem concluídos para possibilitar que a via volte a ser transitável. As obras abrangem uma extensão de 200 metros da via

No quadro da melhoria das condições de drenagem, o director municipal de infra-estruturas, Vidigal Rodrigues, disse que vão ser construídas seis novas sarjetas, incluindo um revestimento rijo de betão armado na via, mais concretamente entre a entrada do mercado e as oficinas da Polícia da República de Moçambique.

Esta intervenção faz parte de um pacote de 11 milhões de meticais que o Conselho Municipal de Maputo desembolsou para a resolução de problemas do pavimento em duas vias de grande circulação, como é o caso da zona da “Malanga” e da rotunda que liga as Avenidas Marien Ngouabi e Acordos de Lusaka, cujos levados a cabo pela empresa Ceta.

Paralelamente, prosseguem os trabalhos de tapamento de buracos em diversas artérias da cidade de Maputo, estando esta actividade a ser levada a cabo por brigadas da Direcção Municipal de Infra-Estruturas.

“Julius Nyerere” vai ser reposta

As obras de reparação de um troço de 1700 metros da Avenida Julius Nyerere, cujo material usado não correspondia às especificações constantes do contrato de empreitada, deverão arrancar na próxima semana.

O empreiteiro vai substituir todo o material de base e o revestimento para que não se voltem a registar fissuras na via, estando este trabalho sob conta e risco do consórcio Britalar-Aurélio Morais/Sobreiro e Filhos SA-Britalar/Construções Europa-Ar Lindo SA.

Espera-se que em Novembro próximo a Avenida Julius Nyerere volte a ser transitável, desde a Praça do Destacamento Feminino até à Praça dos Combatentes, vulgo “Xiquelene”.

Ponte para Ka Tembe

cada vez mais próxima

A construção da ponte para a Ka Tembe está cada vez mais próxima da realidade, facto que deverá implicar o encerramento ou o condicionamento de algumas vias na entrada para a baixa da cidade de Maputo a partir da cidade da Matola.

Presentemente, brigadas do Conselho Municipal estão desenvolver trabalhos de melhoramento do troço degradado da Avenida da ONU, junto da barreira da Malanga, mas se adivinha que esta via venha a ficar condicionada dentro de pouco tempo quando arrancarem os trabalhos de construção daquele mega-empreendimento.

Informações a que tivemos acesso indicam que a Rua Ka Nwalanga, que passa defronte da empresa “Motorcare”, deverá ficar encerrada dentro de pouco tempo para permitir a realização dos trabalhos de construção da ponte para a Ka Tembe.

Junto da barreira da Malanga, a brigada da Direcção Municipal de Infra-estruturas está a proceder à limpeza do colector e das sarjetas, bem como a colocação de novas tampas.

Naquele troço da Avenida da ONU, desde os meados do ano passado que o trânsito vinha sendo feito de forma condicionada, uma vez que as águas, que não circulavam pela obstruída drenagem, degradaram o estado do pavimento da via.

Benjamim Wilson

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo