A Assembleia-Geral do Grupo Politécnico elegeu, por unanimidade, Augusto Jone como novo reitor da Universidade Politécnica, em substituição de Narciso Matos, que vem dirigindo os destinos da primeira instituição de ensino superior privada no País, nos últimos oito anos, correspondentes a dois mandatos. O novo titular tomará posse a 13 de Setembro próximo.
Doutorado em Ciências da Educação, com especialização em Inovação e Currículo, pela Universidade Jean Piaget de Moçambique, Augusto Jone possui uma vasta experiência académica e de gestão universitária.
Na Universidade Politécnica, já desempenhou funções de destaque, incluindo a de pró-reitor para os Cursos de Graduação Presencial e à Distância, director do Instituto Superior Aberto (ISA), e, mais recentemente, coordenador da Comissão de Autoavaliação do Instituto Superior de Altos Estudos e Negócios (ISAEN), unidade orgânica da mesma instituição.
Com um percurso profissional iniciado como professor do ensino primário nos anos 80, Augusto Jone tem vindo a consolidar uma trajectória notável na educação, com passagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil), onde obteve o grau de mestre em Educação. Entre 2010 e 2014, integrou o Governo, exercendo as funções de vice-ministro e, posteriormente, de ministro da Educação.
A Universidade Politécnica anunciou, igualmente, que, a partir de Setembro próximo, integrarão o Conselho de Reitoria os professores Marisa Mendonça e Nazir Khan, nas funções de vice-reitora académica e vice-reitor administrativo, respectivamente.
Marisa Mendonça é doutorada em Educação pela Universidade Católica de São Paulo, no Brasil. No seu percurso profissional destacou-se como vice-reitora da Universidade Pedagógica e como directora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), organismo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Por sua vez, Nazir Khan é doutorado em Liderança Educacional pela Universidade Aberta de Lisboa e integra os quadros da Universidade Politécnica desde 2004, onde exerceu diversas funções de gestão, entre as quais as de director financeiro, director estratégico de pessoas e, desde 2021, director-geral do Grupo Politécnico.
530
Artigo anterior