Início » Os jovens têm de saber fazer

Os jovens têm de saber fazer

Por admin

O Centro de Conferências Joaquim Chissano acolheu entre quarta e quintafeira passada a Conferência Nacional sobre Estágios Pré-Profissionais que contou com a participação do Primeiro-Ministro Carlos Agostinho do Rosário e da Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), Vitória Dias Diogo.

Falando na ocasião, o Primeiro Ministro disse que os estágios pré-profissionais constituem o elo de ligação entre a formação académica que se obtém nas diferentes instituições de ensino e o mercado do trabalho.
“O nosso país é abençoado em recursos naturais, sendo, por isso, um destino privilegiado do investimento directo estrangeiro, porém, sem uma força de trabalho devidamente qualificada, será difícil que os nossos concidadãos, em particular os jovens, tirem maior partido destas oportunidades de emprego geradas por este investimento”, disse o PM.
Do Rosário enfatizou que a contínua elevação dos padrões de competências para a ocupação de postos de trabalho, cada vez mais especializados, constitui uma das prioridades do governo, “o que exige de nós mais criatividade para encontrar e melhorar os mecanismos de empregabilidade da nossa mão-de-obra, sendo o Regulamento dos Estágios Pré-Profissionais uma das plataformas para lograr alcançar aquele desiderato”.
“Encontramos nas micro, pequenas e médias empresas, um grande potencial para os nossos jovens adquirirem valiosas experiências, através de estágios e de onde se podem tornar empreendedores, ampliando a oferta de emprego e auto-emprego”, sublinhou.
Segundo o PM, o governo pretende que as grandes empresas sejam o repositório onde os jovens aprendem as mais complexas matrizes operacionais, melhorando o seu conhecimento técnico, o saber-fazer, a cultura empresarial e de trabalho.
“Prosseguiremos com os esforços para que Moçambique continue como um dos países que mantém as taxas de crescimento muito elevadas, fruto da promoção de um ambiente macro-económico equilibrado e sustentável, o que tem contribuído para a criação de condições propícias à atracção de novos investimentos e à expansão dos já implantados em todos os sectores de actividade, contribuindo consequentemente para a criação de mais emprego”, disse.
O primeiro-ministro apelou para maior divulgação do Regulamento de Estágios Pré-profissionais aos principais actores do processo e, em particular, às organizações juvenis, de modo a facilitar a sua implementação, sobretudo pelas pequenas, médias e grandes empresas.
Cerca de 800 jovens participaram na Conferência da Joaquim Chissano, uma iniciativa do governo, através do Ministério, Emprego e Segurança Social (MITESS).

Você pode também gostar de:

Leave a Comment

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana